Paula Toller

Noite de domingo, programa família em Porto Alegre: Paula Toller, a eterna vocalista do Kid Abelha volta a Porto Alegre com o Show do DVD “Nosso”. Show para Teatro, todos sentados, apreciando o que a cantora trouxe de melhor, por um preço razoável frente aos que vem sendo praticados na cidade.
Após um atraso de 30 minutos, sendo que houve um respeitoso aviso aos presentes quando o atraso completou 15, a banda sobe ao palco, posicionando-se para o início dos trabalhos. Previsivelmente, Paula entra por último, porém descalça, com os sapatos nas mãos. Senta-se em um degrau cuidadosamente posicionado, calça-os e inicia com “? – O q é q Eu Sou?”. Em seguida, a música de trabalho “O Amor se Mudou Pra Lua”, composição do gaúcho Nenung, das bandas “Os The Dharma Lovers” e “A Barata Oriental”. Um belo começo, igualzinho ao do DVD.
Uma Paula Toller eloquente e bem humorada acompanhou o público durante o show. “Eu vou mostrar aqui hoje muitas músicas de muitos compositores… compositores conhecidos, compositores alternativos, e essa música que a gente acabou de tocar é um exemplo. A gente vai falar mais dela em seguida…” – mandou a loura introduzindo uma surpresa que viria mais adiante.

“All Over” e “8 Anos” (Well, well, Gabriel), arrancaram aplausos tímidos de um público bastante contido, mas nem por isso menos devoto. Era sensível a admiração do público por Paula e, igualmente, havia uma empatia mútua. Para “Grande Hotel”, os músicos deixam o palco, ficando apenas Caio Fonseca ao piano. Paula sobe no degrau (aquele mesmo do início) e escorrega, mas consegue se equilibrar, causando risos discretos dos mais atentos. A cantora então senta sobre piano para uma interpretação impecável. Essa releitura, que caminha pelas raias do Lounge, merece todos os elogios. Definitivamente o ponto mais alto do show. Lindíssima.

O show que já era intimista conseguiu ficar ainda mais. Todos sentam-se a beira do palco, no lado direito, para um momento, digamos assim, cara a cara com seu público: “A gente não planeja nada nessa hora. A gente não ensaia também. Os ensaios são no palco… Mas assim, a gente senta aqui e fica falando besteira. Aí a música que tiver a ver com essa besteira a gente canta (risos)… Bom, estou vendo muita gente de camisa listrada aqui”.
Após um breve trecho de “Camisa Listrada”, foi a vez de “Não Faça Nada”: “Essa foi uma música que eu fiz em parceria com o Herbert Viana, e ela foi regravada por muita gente. Foi regravada pela Marina Lima, depois pelo Fabio Junior, depois pelo Nelson Gonçalves (aqui fica complicado descrever, mas Paula canta o refrão com voz de Nelson Gonçalves. Hilário!) e depois pelo Cauby (aqui ela canta com voz de Cauby, mais hilário ainda!). Mas, enfim, vamos lá…”.
A interpretação de “Sonhos”, totalmente reformulada em uma milonga, foi muito emocionante também. Merece destaque.
Por fim, aquela velha história de deixar o palco e voltar em três minutos. Mas dessa vez, com uma surpresa: Paula retoma o raciocínio iniciado no começo do show, que falava de outros compositores. Explica que certa vez, no estúdio de Dado Villa-Lobos o guitarrista mostrou o trabalho de uma banda que ele estava gravando. Paula se impressionou com o som. Após se conhecerem (a banda e Paula), Paula resolve gravar uma música dessa banda. A banda era “Os The Dharma Lovers” e a música era “O Amor se Mudou Pra Lua”. Paula surpreende a todos, convidando “Os The Dharma Lovers” ao palco.
Bonitas versões de “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda” e “O Amor se Mudou Pra Lua” (novamente), ficaram enriquecidas com os vocais Nenung e Yang Zam. Pra encerrar, não poderia ser diferente: “Como Eu Quero”, saciando a saudade do Kid Abelha.
Paula Toller demonstrou, durante todo o show, muita segurança no que faz, uma produção competente, uma banda afinadíssima, um repertório muito bem pensado e, principalmente, muita personalidade. Quem a identifica apenas como “a vocalista do Kid Abelha”, está cometendo um equívoco e uma injustiça. Paula é mais que isso. Supreendeu a muitos. Este redator, incluso.

Por: Marcel Bittencourt

Fotos: Fabiana Menine

Publicações Relacionadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *