Roupa Nova

Noite de Sábado e mais uma vez nossa equipe se dirige ao Teatro do Bourbon Country, palco da maioria dos grandes shows que passam pela cidade neste ano. Desta vez, os veteranos do Roupa Nova são os donos da noite.
De forma muito respeitosa, apenas 5 minutos de atraso. O show começa com uma animação bem humorada e espirituosa no telão, que convidava as pessoas a se abraçarem, e então erguerem as mãos e saudarem a chegada da banda.  Para abrir, “Roupa Nova”, do álbum homônimo, de 1981. Música cheia de energia, Rock, e com peso. Sim, peso. Guitarras distorcidas e inflamadas, com solos e tudo mais. A bateria não deixa por menos, bastante criativa e inclusive com o uso de pedal duplo (técnica muito utilizada por bandas de Hard Rock e Heavy Metal). Ou seja, algo bastante distante do estereótipo do Roupa Nova que a maioria das pessoas têm. Em seguida, “Volta pra Mim”, clássico absoluto. Duas músicas foram suficientes para mostrar a qualidade técnica da banda, sobre a qual falaremos mais adiante.
Um set reduzido de bateria é montado para que Serginho cante mais perto do público. Músicas mais tranquilas, como “A Viagem”, fizeram parte desse momento. Um dos pontos altos do show foi  uma improvisação do baixista Nando em forma de Rap, falando sobre a violência dos dias atuais. A canção, com imagens de paz e que induzem a reflexão no telão. Momento lindo, onde as pessoas, através da música do Roupa Nova, se unem, mesmo que simbolicamente, por uma causa nobre. “Coração Pirata” foi, naturalmente, outro ponto alto, esta com Ricardo Feghali no baixo e Nando ao violão. Cantada em coro, do início ao fim.
Quem pinta no telão é Rita Lee, num breve vídeo onde conta que a banda contribuiu para seu disco “Flagra” com a vocalização de “Lança Perfume”. Então o  Roupa Nova mais uma vez dá show de competência em uma versão “A Cappella” dessa música. Aqui fica mais evidente o que já vinha sendo mostrado ao longo do show: como a banda é perita em vocalizações. Todos cantam muito bem, e com grande conhecimento harmônico e vocal. Então emendam “Que Flagra”, com Marjorie Estiano no telão. Uma Marjorie virtual cantou com a banda real. Maravilhas que só a tecnologia proporciona.
O encerramento foi com “Show de Rock and Roll” e a mais que previsível “Whisky a go-go”, fechando duas horas de clássicos.
Após aqueles clássicos 3 minutos de intervalo, a banda retorna para o bis, e foi bastante criativa na sua escolha: como o show já tinha sido perfeito, não correram o risco de botar algo a perder, e optaram pelo gol certo, além de se divertirem muito: um medley de clássicos. “Vamos fazer uma homenagem as maiores bandas do mundo”. E foi um medley para ninguém botar defeito: “Sweet Child O’mine” (Guns ‘n’ Roses), “Have You Ever Seen The Rain” (Creedence Clearwater Revival), “Stayin’ Alive“ (Bee Gees), “Another Brick in the Wall” (Pink Floyd), “Twist and Shout” (Beatles), “Satisfaction” (Rolling Stones), “Hotel California” (Eagles), “Every Little Thing She Does is Magic” (Police), “We Will Rock You” (Queen) e, por fim, “Rock and Roll All Nite” (KISS), num final apoteótico.
O show do Roupa Nova é algo de nível internacional, o que talvez justifique o DVD em Londres. Mas nesse show, especificamente, tudo correu de forma perfeita. O visual, o telão, a performance, tudo. O som que já é ótimo no Teatro do Bourbon estava melhor ainda. O repertório foi muito bem pensado. A qualidade técnica e o bom gosto dos músicos são acima da linha, são realmente algo fora do comum. O show do Roupa Nova é uma aula para qualquer músico. O show do Roupa Nova é perfeito.
Simplesmente, perfeito.

Teatro do Bourbon Country|9 de maio de 2009|

Por: Marcel Bittencourt

Fotos: Fabiana Menine

Related posts

2 Comments

  1. Kássia Oliveira

    Os ‘meninos’ são realmente INCRÍVEIS!! Não me admira nada disso!! Eles são SEMPRE PREFEITOS! Você sai do show querendo ir a outro, já com saudades… Por isso que AMO tanto e me dá um imenso ORGULHO ser FÃ deles…

    [Responder]

  2. Suellem Pinheiro

    O Show foi incrivel, perfeito, maravilhoso, realmente eles são a banda mais completa que existe, são demais!
    Alguém sabe dizer quando que eles voltam?? por favor me respondam pois já estou morrendo de vontade de voltar ao show deles.

    [Responder]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *