Julieta Venegas pela segunda vez no Teatro do Bourbon Country

Pela segunda vez em 2011 a cantora mexicana Julieta Venegas vem a Porto Alegre para se apresentar no Teatro do Bourbon Country. Na primeira, em maio, foram dois shows em dois dias seguidos, enchendo a casa. Desta vez, com apenas uma apresentação, a procura novamente foi um sucesso e o espetáculo proporcionado, também.
 
Lançando seu sexto álbum (quinto gravado em estúdio), Julieta e banda sobem ao palco do Teatro às 21h e iniciam o show com "Amores Platónicos" – faixa que abre o novo CD, "Otra Cosa". Em seguida o sucesso "Limón y Sal", do álbum de mesmo nome, aumenta a interação entre público e artista.

A próxima canção apresentada é "Otra Cosa", que dá nome ao trabalho mais recente de Julieta Venegas. A composição, que além dos elementos latinos ainda traz um toque bastante moderno, foi bem recebida pelo público.
 
Grande parte da apresentação – quase a metade – foi composta pelo repertório do "Unplugged MTV", gravado pela cantora e sua banda em 2008. O disco, que já era um apanhado de hits, marcou as apresentações de Julieta Venegas a partir de então, pois as canções foram rearranjadas e tais alterações – que acabam por engrandecer as obras – são mantidas nos shows até hoje.
 
Fizeram parte dessa seleção "Sería Feliz", "Algo Está Cambiando", "Algun Día", a versão "piano & voz" para a belíssima "Lento", entre outras.
 
Novidades apareceram em grande quantidade: das doze músicas de "Otra Cosa", dez foram executadas nesta noite (o que se repete em toda a tour, até agora), como "Despedida", "Original" e "Ya Conocerán", todas estas, e mais algumas, com prévia apresentação da cantora sobre a temática da letra.
 
O novo single "Bien Ó Mal", levou a plateia a dançar, mostrando que tem grande potencial para se tornar mais um dos principas hits da carreira da cantora.
 
O entrosamento e a competência da banda são imensos, quase indescritíveis. Seis músicos que, em sua maioria, trocam de instrumento a todo momento: baixo, guitarra, banjo, cavaco, teclados, trumpetes, clarinetes, percussões…  É a síntese da riqueza musical. Como se não bastasse, Julieta ainda alterna entre acordeon, piano e violão. 
 
Merece destaque também o músico que, depois da cantora, recebeu os aplausos mais calorosos: o estiloso baterista Edy Vega, que de forma impressionante, raramente utiliza o hi-hat de sua bateria, substituindo-no por chocalhos ou meia lua, na mão direita, e executa as canções com apenas uma baqueta, na mão esquerda.
 
"Ilusión", gravada no acústico MTV ao lado de Marisa Monte, serviu para que Julieta convidasse o público a cantar os trechos em português. Funcionou (e muito bem!).
 
"Me Voy", uma das canções mais conhecidas de Julieta Venegas, foi uma das últimas antes da retirada dos músicos. Um fato curioso foi que a cantora deu uma rápida "escorregada" nas notas da introdução, conseguindo logo consertar a dissonância. Nada grave.
Se acabasse por aqui, já teria sido um grande espetáculo. Mas a composição, que foi feita sob medida para encerrar um show com o acompanhamento de um imenso coro, ainda não dera fim à noite; os sete deixam o palco somente após a dançante "Eres Para Mí", e "El Presente".
 
O retorno não tarda e é iniciado com mais uma canção nova: "Revolución", que é seguida de "Sin Documentos" (composição original de Los Rodrigues).
 
A simpática "Andar Conmigo", dá fim a uma apresentação de vinte e cinco músicas, quase duas horas de duração e muita harmonia, carisma e bom humor. 
 
Ao final, Julieta afirma que jamais esquecerá esta noite em Porto Alegre. Nós também não!
 
Set list:
Amores Platónicos
Limon y Sal
Otra Cosa
Algo Está Cambiando
Original
Sería Feliz
Algun Día
Canciones de Amor
Bien Ó Mal
Duda
Lento
Despedida
Debajo de mí Lengua
Si Tu No Estás
Ilusión
Ya Conocerán
Amores Perros (Me Van a Matar)
Lo Que Pidas
La Jaula de Oro (cover de Los Tigres del Norte)
Me Voy
Eres Para Mí
El Presente
 
Encore:
Revolución
Sín Documentos (cover de Los Rodrígues)
Andar Conmigo
 
Por: Murilo Bittencourt
 

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *