Down & Loaded: Phil Anselmo e Duff McKagan pela primeira vez em Porto Alegre

Na última quarta-feira Porto Alegre recebeu duas lendas no palco do Pepsi On Stage: bastante famosos por seus trabalhos no Pantera e no Guns n’ Roses, respectivamente, Phil Anselmo e Duff McKagan se apresentaram com seus projetos atuais, o Down e o Duff McKagan’s Loaded, pela primeira vez na capital dos gaúchos.    Com um pequeno atraso de 15 minutos o Loaded subiu ao palco às 20h45, na tentativa de mostrar a força da mistura de Punk e Hard Rock do quarteto. No entando, a péssima qualidade do som e as poucas variações nas composições apresentadas tornaram o show dos americanos algo linear, monótono  e muito difícil de assimilar. Nem mesmo os grandes sucessos do Guns n’ Roses “So Fine” (que só arrancou grandes reações perto do refrão, devido a demora que o público demonstrou em reconhecer a balada) e “It’s So Easy” (que encerrou a apresentação com Duff no baixo, como nos velhos tempos) conseguiram salvar a fraca apresentação do Loaded. Destaque para o cover dos Misfits, “Attitude”, que levantou o público logo antes do ponto alto, “It’s So Easy”. O show totalmente comum e sem grandes destaques, somado à disposição do backline (em frente à aparelhagem do Down e com a bateria no nível dos outros músicos, sem praticável), deram ao Loaded o status plenamente justificado de banda de abertura, salvo, apenas, pela história de McKagan junto a uma das maiores bandas da história.

    Após demorada troca de palco, o Down sobe ao palco, ganhando o público logo de cara: Phil Anselmo entra em cena com uma bandeira do Rio Grande do Sul. Para a abertura dos trabalhos o Down opta por “Lysergik Funeral Procession”, de segundo álbum da banda, “Down II”. Na sequência, duas canções de seu álbum de estréia, o excelente “NOLA”, de 1995: “Temptation’s Wings” e “Lifer”.
    Donos de um peso absurdo e uma força descomunal no palco, o Down se mostra uma das bandas mais pesadas que Porto Alegre já teve o prazer de receber e a oportunidade de presenciar. O público, por sua vez, mostra-se pequeno, porém de qualidade: conhecedores do trabalho, cantam todas as canções do repertório como se fossem grandes sucessos do Pantera.  Baseado principalmente no primeiro álbum, NOLA, o Down conduz a apresentação com uma energia sem precedentes.

    Em meio a apresentação, um momento inusitado: Phil Anselmo lê um cartaz que uma menina exibia da platéia. “Quem fez isso? Você?” pergunta o vocalista. “Venha para cá!”. Phil convida a fã a subir ao palco e, para surpresa, atende o pedido do cartaz que dizia: “Phil Anselmo, por favor assine meu braço para que eu possa eternizar seu nome em meu corpo esta noite”. A jovem fã Thais Oliveira, de Santa Cruz do Sul, ganhou o maior presente da noite, um autógrafo de seu ídolo em cima do palco do Pepsi On Stage.
    A apresentação segue com mais hits do álbum NOLA: “Pillars of Eternity”, “Losing All”, “Underneath Everything” e “Eyes of the South”, que fechou a primeira parte do show, fizeram o Pepsi On Stage tremer.

Para o bis, “Hail to the Leaf”, “Stone the Crow” e “Bury Me In Smoke” responderam pelo fim da destruição proporcionada pela banda de New Orleans. Se os fãs imploravam por algum material do Pantera, banda que catapultou Anselmo ao sucesso mundial, tiveram que se contentar apenas com um pequeno trecho de “Walk”, e mais nada.

O encontro de Duff McKagan e Phil Anselmo em Porto Alegre acabou por ter aspectos positivos e negativos muito gritantes. Enquanto o público, muito pequeno para um show desse porte e menor ainda diante da história das bandas, ficou bastante aquém, a devoção dos que compareceram foi destaque. A comparação entre os shows das duas bandas também é desleal: enquanto o Loaded fez apresentação burocrática e sem brilho, o Down chegou disposto a não deixar pedra sobre pedra. De qualquer forma, o que fica, é a lembrança do dia em que duas figuras lendárias do Rock se apresentaram no mesmo palco em Porto Alegre.

Por: Marcel Bittencourt

Fotos: Karina Kohl

Publicações Relacionadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *