Tulipa Ruiz: Conquistando um território.

Tulipa Ruiz apareceu no cenário nacional em 2010, com o lançamento do disco “Efêmera”. Chamou atenção por suas composições agridoces (o trocadilho com Pitty é intencional) e sua linda voz. De fato, o seu disco de estreia já dava uma boa impressão do que Tulipa tinha a apresentar. Agora com o lançamento do seu segundo disco, “Tudo Tanto”, a cantora e compositora paulista mostra que tem mais bala na agulha do que alguns podem esperar. Seu novo álbum conseguiu superar o primeiro, em vários aspectos. A nova turnê está recém começando e, em Porto Alegre, a noite foi de bons ventos para Tulipa.

Era véspera de feriado no Rio Grande do Sul. O show estava marcado para ás 21h, com pouco mais de 15 minutos de atraso, sobe ao palco a banda. Sem firulas e com bastante agilidade, Tulipa teve que desviar do telão que estava em cima do palco e que demorou mais do que devia para subir e liberar o acesso ao microfone. A música que abre o show é o novo single da cantora, “É”. Recepção ainda meio morna nas duas canções que seguiram, também do novo álbum, “Tudo Tanto” e “Script”.

O clima começou a esquentar quando Tulipa anunciou a faixa “Só sei dançar com você”, do disco anterior. A plateia canta acompanhando Tulipa do início ao fim da canção. “Pedrinho” vem na sequência, e mesmo tendo um andamento meio truncado, acaba se mostrando ótima ao vivo, pois seus nuances criam um clima muito bacana. Um dos pontos altos da apresentação.

O disco novo foi tocado por completo e praticamente todas as suas faixas tiveram uma boa recepção ao vivo, mesmo o trabalho tendo saído há pouco mais de um mês. Um fator de fundamental importância para a maneira agradável com que se desenrola a apresentação da Tulipa é a maneira carismática e desenvolta com que a cantora leva a apresentação. Dona de um carisma notável e de técnica idem, Tulipa se comunica muito bem com o público e durante uma ida de em de seus músicos  ao banheiro, ela aproveita para contar um causo. Diz que na noite anterior ao show acontecia a entrega do Prêmio Multishow, no qual ela era indicada nas categorias melhor show, música compartilhada e melhor disco. Sozinha no quarto do hotel em meio a sua nova turnê, Tulipa contou que quando viu seu nome ser anunciado como ganhadora do prêmio mais importante em que ela concorria, o de melhor disco, ficou eufórica e não tinha ninguém para poder compartilhar sua alegria, pois sua banda já se encontrava dormindo. Acordou o irmão e produtor do disco, Gustavo Ruiz, e dividiram uma latinha de cerveja. “Essa comemoração não valeu, o que vale é agora aqui com vocês”. Claro que ganhou a plateia, e de forma intensamente calorosa!

Para o final do show, alguns momentos bem bacanas: a começar pela bela faixa, “Cada voz”, que encerra o último disco e serviu como uma bela introdução para a melhor música da noite, “Víbora”, com sua letra forte, seu andamento arrastado e o ápice acachapante. Tulipa mostra que mesmo depois de uma hora e meia de show, ainda mantinha sua voz intacta e poderosa, como pode ser conferido no vídeo abaixo. Nada podia superar o que fora a execução desta singular composição. O show já chegara ao seu auge, mas ainda tivemos o bis, que contou com a já clássica “Efêmera” e a repetição de “É”. Apesar de não gostar desse lance de repetir músicas no mesmo show, deve-se dar um desconto nesse caso, visto que a abertura da apresentação ainda contava com um público bem frio. A mesma música, depois de todo show ocorrido, teve uma recepção bem mais calorosa.

Tulipa Ruiz vem fortalecendo e ampliando seu nome nesse novo cenário da música nacional. Hoje já se pauta como umas das cantoras e compositoras que conseguem conciliar o apelo da música pop e a reafirmação de sua identidade autoral. O show conta com uma ótima banda, desfilando belas canções, conduzidas por Tulipa, uma persona artística de gabarito. Tem como dar errado? Claro que não! Aproveite /para vê-la agora, daqui a poucos anos suas apresentações estarão mais caras, e vão começar a chama-lá de diva e outras bobagens…

 

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *