Corteo: Espetáculo audiovisual de rara beleza estética.

cirque-1-24p

Noite de sexta-feira e a noite é de espetáculo. Seguindo a tradição de visitar a capital gaúcha em suas turnês pelo Brasil, o Cirque Du Soleil, maior e mais famosa companhia circense do mundo, estreou em terras gaúchas o espetáculo Corteo. De beleza impar e precisão milimétrica em cada um de seus atos, Corteo, que roda o mundo desde 2005, emocionou o público e impressionou por transportar seus espectadores a um universo lúdico e encantador.

Corteo conta a história da passagem de Mauro, o palhaço sonhador, para o outro lado da vida. Logo no início, o personagem principal surge morto, sobre sua própria cama, ao centro do palco. Na companhia de anjos (são 40 ao longo do espetáculo), sua alma protagoniza os atos, tornando o tema, em geral pesado e nefasto, algo mágico, lúdico, delicado e até mesmo alegre. Com a passagem de diversos artistas (músicos, dançarinos, atores, acrobatas e palhaços) cruzam o palco em meio aos  diálogos e interações do personagem com o público. Do início ao fim, Mauro desperta a simpatia e o carinho do público com sua sensibilidade e senso de humor.

Cada ato (são 25, “Openning” e “Finale”), apresenta artistas de altíssimo nível técnico.

Extremamente bem treinados, protagonizam números que impressionam pela sincronia, pela beleza e pela complexidade. Os artistas de Corteo, (bem como os de Varekai e Quidam, que passaram por Porto Alegre em 2009 e 2011, respectivamente) fazem com facilidade o que parece impossível. Arremessar pessoas ou alçar voos a mais de dez metros de altura são atividades naturais para quem está no elenco de uma das companhias mais famosas do ramo do entretenimento.

O humor, também marca registrada dos espetáculos do Cirque Du Soleil, também se fez presente nos atos “Golf”, onde uma dupla de palhaços tenta não ser enganada por uma bola de golf com vida própria, e em “Teatro Íntimo”, onde oito atores  tentam encenar em um pequeno palco uma versão nada convencional do clássico “Romeu e Julieta”.

Haveria espaço para longas descrições de cada um dos atos, todos impressionantes, de Corteo. Porém, o que existe de melhor em ter o privilégio de assistir um espetáculo desta grandeza é, justamente, o impacto da surpresa. Corteo enche os olhos e toca o coração de uma forma que não pode ser descrita em caracteres, por mais esforçado ou competente que seja quem escreve. Espetáculo de altíssimo nível, fortemente recomendado.

Corteo está em cartaz até o dia 07 de abril, no espaço externo do Shopping Bourbon

Wallig, sempre às 21h. Vale a pena conferir.

Por: Marcel Bittencourt

Fotos: Fabiana Menine

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *