Paul Gilbert: técnica e feeling em um workshop surpreendente.

Na noite da última segunda-feira, dia 28 de abril, Porto Alegre recebeu a visita de um dos maiores guitarristas do mundo para um evento especial: Paul Gilbert, conhecido mundialmente por seu trabalho nas bandas Racer X e Mr. Big, esteve pela segunda vez frente a frente com músicos gaúchos para compartilhar técnicas, truques e visões não apenas sobre seu instrumento, mas sobre a música em um contexto mais amplo. 

Pontuamente às 21h Paul Gilbert entra em cena e executa um tema instrumental, acompanhado apenas da marcação do tempo, executada pelo próprio Gilbert, em um pedal que simulava um bumbo. Não foi por acaso: uma das primeiras dicas do guitarrista foi criar o hábito de tocar marcando o tempo com o pé, com o intuito de ganhar regularidade na execução. Falou também a respeito da escala diatônica e de como executá-la no que chamou de "modo Rock and Roll": através do abafamento das cordas através da palma da mão, dos dedos e até mesmo do polegar, ensinou como conseguir uma pegada mais agressiva na execução. 

Bem humorado e atento, Gilbert ensinou truques e dispensou muita atenção à palhetada alternada, uma de suas marcas e alvo de ambição de muitos dos músicos presentes. Também respondeu perguntas que, infelizmente, deixaram a desejar por se tratar muito mais de dúvidas de fãs do que, propriamente, de questões musicais. 

Além de alguns trechos do Mr. Big, como não poderia deixar de ser, Paul Gilbert se permitiu executar não uma, mas duas homenagens a Jimi Hendrix: as releituras de "Red House" e "Little Wing" arrancaram aplausos e provaram que não é só de técnica apurada que se faz um grande guitarrista. Gilbert deu sua cara aos clássicos, e o fez com feeling invejável. Por fim, ainda houve tempo para jams com dois grandes guitarristas locais: Guga Munhoz e Renato Osório. 

Por tudo que contem e tudo que representa, o workshop de Paul Gilbert é um evento altamente recomendável não apenas para guitarristas, mas para qualquer músico. 

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *