Entrevista: Sonata Arctica

POA Show – O Sonata Arctica lançou seu novo álbum, chamado The Ninth Hour. Como o álbum soa e qual a sua importância na carreira da banda?

Henrik Klingenberg – Eu acho que é o passo seguinte ao nosso último lançamento Pariah’s Child. Quanto ao que significará para a nossa carreira ainda veremos. O álbum acabou de sair – tem um pouco mais de seis meses – por isso é muito cedo para saber ainda.

POA Show – Conte-nos um pouco sobre os dois processos: o processo de composição e o processo de produção da The Ninth Hour.

Henrik Klingenberg – Os dois se misturaram com este álbum. Normalmente temos as músicas prontas antes de irmos pro estúdio, mas este Tony estava atrasado com o processo de composição, por isso ele ficou pra trás escrevendo as letras enquanto o resto da banda já estava em gravação de estúdio. As gravações, na verdade, foram muito rápidas, quando nós pegávamos uma demo pela manhã, as tracks à noite já ficavam prontas. Espero que o próximo tenhamos o material pronto antes de começarmos a gravar, pois desse jeito foi um pouco estressante para todos os envolvidos.

POA Show – Que profissionais trabalharam com a banda ao longo destes processos e como seu trabalho pode ser ouvido em The Ninth Hour?

Henrik Klingenberg – Troy de Nightwish tocou algumas flautas em “We Are What We Are”, Mikko P. Mustonen fez algumas orquestrações em “White Pearl” e “Black Oceans – Part 2” e nosso drumtech Aaron fez algumas coisas de voiceover em “Closer to an Animal” e, em seguida, na faixa bônus para o Japão também. Eu acho foram esses os convidados.

POA Show – Vocês fizeram um show em Porto Alegre, em 2015. Qual é a sua impressão sobre a cidade e sua base de fãs em Porto Alegre?

Henrik Klingenberg – Tanto quanto eu me lembro a cidade é muito agradável, o tempo estava ótimo e os fãs realmente loucos, vai ser incrível voltar.

POA Show – Hoje em dia temos uma discussão sobre a importância da relevância do Heavy Metal. Como você vê a relevância Heavy Metal hoje?

Henrik Klingenberg – Eu acho que Heavy Metal sempre será relevante de alguma forma ou outra. Eu passo a maior parte do meu tempo trabalhando com música de Metal, é claro, sou tendencioso neste caso. Algumas pessoas nunca entenderão música pesada. E algumas pessoas sempre vão adorar … Eu acho que é assim que tem sido e é como vai ser no futuro também.

POA Show – Desde o seu primeiro álbum, muitas coisas mudaram na indústria da música. Agora, como você vê e qual é sua opinião sobre o trabalho, o importância e a presença da indústria da música?

Henrik Klingenberg – Eu acho que a indústria da música terá de se adaptar e mudar para sobreviver. Sem qualquer “indústria” ou “negócio”, muitas coisas, como viajar pelo mundo, por exemplo, seria impossível. No que tange a fazer e gravar música, acho que há mais possibilidades agora. Mais do que nunca há possibilidades de fazê-lo por si mesmo, sem selos, etc.

POA Show – Como a banda se faz presente na internet?

Henrik Klingenberg – Nós temos nossas contas nas mídias sociais e isso é tudo no lado da banda. Pasi & Tommy estão gerenciam a página do Facebook, Instagram e Twitter … Eu mantenho meu blog no thegreathankhunt.blogspot.com … nós tentamos estar presentes quando temos tempo, mas com essa quantidade de shows, etc, o principal foco é e será sempre em fazer música e executá-la em frente às pessoas.

POA Show – Quais são os planos para o futuro da Sonata?

Henrik Klingenberg – Continuaremos a turnê, o verão passaremos em festivais. E, então, nós ainda temos alguns lugares para ir no outono (N.doE.: outono no hemisfério norte, primavera brasileira) antes do Natal. Na primavera de 2018, tocamos alguns shows selecionados e o resto do tempo será dedicado ao planejamento do próximo álbum. Depois dos Festivais de verão em 2018, planejamos ir ao estúdio e fazer algumas novas músicas …. e então acho que será hora de começar na estrada novamente.

POA Show – Você costuma para ficar atento sobre as novas bandas de Metal? Quais bandas você costuma ouvir?

Henrik Klingenberg – Não tanto, as últimas coisas que eu tenho ouvido são o último do Avenged Sevenfold e o álbum Meliora do Ghost … que é na verdade de dois anos pra cá, eu acho … ou algo assim. Eu sou um pouco preguiçoso quanto a música nova, mas ouço, eventualmente.

POA Show – Deixe um recado aos fãs do Sonata em Porto Alegre, chamando-os para o próximo show:

Henrik Klingenberg – Olá meus amigos, já faz 2 anos, então é hora de voltar! Estou realmente ansioso para apresentar nosso novo show a todos vocês. Obrigado pelo apoio e vejo vocês nos shows!!!

 

Publicações Relacionadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *