Entrevista: Billy Sheehan

Na última semana, o POA Show conversou com Billy Sheehan, baixista do Mr. Big. Durante o papo, falamos de novos projetos, planos para o futuro, equipamento e, claro, do novo álbum do Mr. Big. Confira:

POA Show –  O Mr. Big está de volta com Defying Gravity. Não há necessidade de ouvir mais de uma faixa para realizar duas coisas: a primeira é que a banda soa mais Rock and Roll. O segundo é que você tem a impressão de uma gravação ao vivo, com a banda tocando juntos. Por minha parte, senti muito emaranhamento e concisão com isso. Como foi o processo de construção deste álbum? Esse som foi uma busca intencional?

Billy Sheehan – Nós não planejamos muito – nós nunca fazemos isso! Nós apenas nos entramos e fazemos a melhor gravação possível. Somente 3 ou 4 músicas estavam totalmente escritas quando começamos a gravar. Nós terminamos a escrita à medida que avançávamos, o que deu a tudo uma sensação de urgência e trouxe novas idéias. O som é exatamente o que mandamos ver como no dia em que gravamos cada música em particular, com a ajuda de nosso produtor Kevin Elson. Nós nunca tentamos moldar ou mudar sons – nós apenas tocamos e cantamos.

POA Show –  A banda voltou a trabalhar com Kevin Elson. Como a escolha do nome do produtor foi feita e o que levou a banda a trabalhar com Kevin?

Billy Sheehan – Queríamos trabalhar com ele desde 2009, mas nossas agendas nunca se alinharam. Desta vez, foi feito e fico muito feliz com isso. Kevin estava lá conosco desde o início. Ele é um querido amigo e um produtor e mixador espetacular.

POA Show –  Do ponto de vista técnico, o álbum também traz uma linda capa e uma mixagem muito interessante. Quem foram os profissionais responsáveis?

Billy Sheehan – Conforme dito acima, a mixagem ficou a cargo do próprio Kevin. E temos trabalhado com o mesmo diretor de arte há anos: Larry Freemantle.

POA Show –  Muitos fãs do Mr. Big são músicos. Você pode falar um pouco sobre o equipamento usado neste álbum?

Billy Sheehan – Eu uso o que eu uso no palco. Baixo Yamaha, cordas RotoSound, Captadores DiMarzio, Amplificadores Hartke e pesais EBS.

POA Show – O Mr. Big já se apresentou por duas vezes em Porto Alegre. Você tem memórias dessas apresentações? Quais?

Billy Sheehan – Lembro de ter passado momentos FANTÁSTICOS com as pessoas maravilhosas daí. Estamos muito animados por ter a oportunidade de tocar aí novamente!

POA Show – Pat foi acometido de Parkinson em 2014. No entanto, a banda foi contra o imaginário comum e manteve o baterista que sempre esteve na estrada durante toda a história do Mr. Big. Foi uma belíssima atitude. Você pode falar um pouco sobre essa decisão?

Billy Sheehan – The Navy Seals (N. do T.: uma unidade de operações especiais da marinha americana) tem um lema: “Nenhum homem deixado para trás”. Tomamos emprestado esse sentimento ao lidar com essa situação. Se Pat não puder fazê-lo, não tocaremos. Esta é uma ótima oportunidade para Pat continuar a lutar, além de inspirar centenas de outras pessoas que sofrem com essa condição. Ele tem coragem e força muito acima da maioria das pessoas. Estamos muito orgulhosos dele.

POA Show – Esta semana, The Sons of Apollo lançou uma nota dizendo que a banda seria a prioridade de seus membros no próximo ano. Isso significa férias para o Mr. Big?

Billy Sheehan – O Mr. Big viajará o mundo em turnê e, quando terminarmos, todos os membros vão sair e fazer suas próprias coisas, exatamente como já aconteceu antes, até que decidamos fazer mais.

POA Show – E para o Winery Dogs?

Billy Sheehan – Começaremos um novo álbum no final desse ano.

POA Show – Uma reunião da linha clássica que gravou Eat’em e Smile recentemente foi especulada. Existe alguma verdade nesses rumores?

Billy Sheehan – Não sei.

POA Show – Algumas pessoas dizem que Rock and Roll está morto. Outros, que está passando um ótimo momento. Você ouve novas bandas? Que são?

Billy Sheehan – Eu escuto todos os tipos de música o tempo todo. É um ótimo momento para tudo!

POA Show – Nomeie cinco álbuns que mais influenciaram você.

Billy Sheehan – Impossível determinar. De qualquer maneira, aqui vão cinco: Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Jimi Hendrix – Band of Gypsys, , Bach – Well Tempered Clavier, AC/DC – Back in Black, King Crimson – Red.

POA Show – Envie uma mensagem para seus fãs em Porto Alegre.

Billy Sheehan – Nós vamos tocar para você logo! Estou muito feliz com isso! Divirta-se no show do Mr. Big, cante e vamos ter uma OUTRA noite para lembrar. Eu vou fazer o meu melhor para vocês!!

Por: Marcel Bittencourt
Foto: Fabiana Menine

Publicações Relacionadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *