Agência Minas Gerais | Fórum de Educação Ambiental reúne mais de 300 pessoas na Zona da Mata

O maior evento de educação ambiental de Minas Gerais chega à sua 35ª edição em 2024, sendo realizado no município de Carangola, nos dias 23 e 24/5. O Fórum de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) reuniu gestores ambientais da região e de todo o estado que discutiram temas, trocaram experiências e participaram de oficinas e palestras.

As tradicionais oficinas construtivas tiveram atividades específicas para o Fórum principal, debatendo temas como o Pagamento por Serviços Ambientais e Unidades de Conservação como estratégia de proteção e ferramenta de conexão com a Natureza. Também foram abordados, nos minicursos temas como: ICMS Ecológico, Políticas Públicas para Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos, Riscos de Desastres Naturais, Residências Sustentáveis, Resíduos Sólidos, entre outros.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades. “O objetivo é promover o envolvimento de atores com o tema educação e extensão ambiental, por meio da construção de conhecimentos sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais”, afirma o coordenador do ForEA e analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Zona da Mata do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Renato Gomes.

Paralelamente, foram realizadas exposições, apresentações culturais, além de Feira de Artesanato e Produtos da Agroindústria. Destaque para o projeto do IEF ‘Pássaro Cativo’ que mostra finalidades para gaiolas que não sejam prender pássaros.

“O ForEA busca garantir o acesso da população à informação, difundindo boas práticas ambientais e proporcionando um alinhamento coletivo para enfrentar os desafios da região”, diz Renato. Segundo ele, ao promover o envolvimento de atores sociais na educação ambiental, há o fortalecimento do espírito de preservação ambiental.

O ForEA é uma realização da Comissão Interinstitucional de educação Ambiental – CIEA Zona da Mata, em parceria com o IEF, a Prefeitura Municipal de Carangola, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e diversas outras instituições governamentais e sociedade civil.

“São 35 eventos na mesma proporção e observando as peculiaridades de cada município, com o envolvimento de toda a sociedade, sendo um momento para avaliar nossos hábitos e comportamentos junto ao meio ambiente, buscando sempre a prevenção pela sustentabilidade e soluções para os problemas”, frisou a presidente da CIEA-Zona da Mata, Maria Aparecida Franco Sales. 

Abertura

Na solenidade de abertura, realizada na manhã dessa quinta-feira (23/5), o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, foi homenageado com a Placa de Destaque em Sustentabilidade Socioambiental e Mérito Ambiental ForEA 2024.

Segundo Breno Lasmar, o ForEA tem grande relevância ao reunir na região todos os parceiros públicos e privados em ações e iniciativas importantes para a construção de uma agenda de Educação Ambiental. “Realizar encontros como esses é poder definir pautas e programas que são relevantes para serem trabalhados, não só na região, mas em todo o estado e nos preparar para um cenário com melhores resultados”, afirma.

Representando a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, observou que a temática deste ano é voltada especialmente para mudanças climáticas. “O evento é muito grande e rico e direcionado para quem trabalha com Educação Ambiental e teremos a participação de gestores, professores e alunos que lidam com o tema”, observa.

Viçosa

 No dia 6/6, o ForEA se desloca para Viçosa para sua 36ª edição. “A opção por realizar o Fórum em duas cidades diferentes aumenta o alcance das ações e envolve mais instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas. A partir disso, podemos propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro”, disse Renato Gomes

 

Sem categoria