Agência Minas Gerais | Bolsas de formação da Fapemig têm aumento de até 90%

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) anuncia aumento do valor de suas bolsas de formação. O reajuste, oficializado pela Deliberação nº 211, de 24 de maio de 2024, garante uma alta de 10% no valor das bolsas para as modalidades: iniciação científica júnior (alunos do Ensino Fundamental de Médio); iniciação científica (alunos de Graduação); mestrado; e doutorado. O reajuste para as bolsas de pós-doutorado é ainda maior, chegando a 90%.

A medida torna o valor das bolsas de formação da Fapemig maior do que os valores atuais oferecidos pelas agências nacionais de fomento. Esse é o terceiro reajuste anunciado em quatro anos, o último foi concedido em fevereiro de 2023.

“Nosso objetivo principal é a valorização do bolsista, peça fundamental no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação”, destaca o presidente da Fapemig, Carlos Arruda. A correção já incidirá sobre as mensalidades referentes ao mês de junho, a serem pagas a partir do mês de julho de 2024.

A medida vai beneficiar, de forma imediata, os mais de 6,5 mil bolsistas das modalidades de formação da Fapemig.

Pós-doutorado

O reajuste definido para as bolsas de pós-doutorado é ainda mais expressivo e corresponde a cerca de 90%: de R$5.200 (valor atual), seu valor passa para R$ 9.047,50. Como destaca Arruda, “a Fapemig busca, com isso, não só fixar, mas também atrair mão de obra qualificada para a promoção da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nos centros de pesquisa e nas empresas de Minas Gerais”.

Confira os novos valores:

 Outras informações podem ser obtidas por meio do nosso Fale Conosco.

Sem categoria