Abertura oficial dos Jogos Internos da Udesc acontece nesta quarta com 1.300 atletas

Na próxima quarta-feira, 29, o complexo esportivo do Sesi Blumenau será o cenário da aguardada cerimônia de abertura dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Jiudesc 2024. O evento, que marca o início da 20ª edição da competição, reunirá estudantes, professores e técnicos dos 13 centros de ensino da Udesc para uma noite de integração e celebração ao esporte.

A solenidade começa às 19h, com desfile das delegações, juramentos, acendimento da tocha olímpica e apresentação de ginástica rítmica e aeróbica com as atletas do projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica (Adiee /Udesc), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Para a coordenadora de eventos da Udesc, a técnica universitária Isadora da Silveira, o Jiudesc oportuniza a interação entre estudantes e servidores, fortalecendo conexões, criando memórias e promovendo um estilo de vida saudável e competitivo. “O evento é uma manifestação do espírito universitário e da determinação em alcançar grandes feitos juntos para mostrar que temos orgulho de sermos uma universidade pública de excelência. Cada detalhe é cuidadosamente planejado e executado para garantir uma experiência inesquecível para todos os envolvidos”, pontua Isadora.

Após a abertura oficial, os mais de 1.300 atletas retornam ao Sesi Blumenau na quinta-feira, 30, para seguir com as disputas de badminton, basquete, basquete 3×3, beach tennischeerleading, futebol society, futvôlei, futsal, games (Fifa, LOL e CS), handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As atividades seguem até domingo, 2 de junho, quando serão anunciadas a equipe campeã geral e os vencedores do desafio das aléticas.

Além das 15 modalidades concorridas em Blumenau, o Jiudesc 2024 contou com provas de atletismo e tênis de campo. As partidas foram realizadas no sábado, 25, em Florianópolis.

A programação completa da 20ª edição dos Jogos Internos da Udesc pode ser conferida nos boletins divulgados na página do evento.

Ginástica rítmica e aeróbica abrilhantam cerimônia

Um dos destaques na noite de abertura do Jiudesc 2024 será o espetáculo de ginástica rítmica e aeróbica protagonizado por integrantes do Adiee/Udesc. Entre as atletas que irão se apresentar está Beatriz Linhares, estudante de Educação Física da Udesc Cefid e medalhista de ouro nos Jogos Sul-americanos de 2022.

A acadêmica, que ingressou no projeto aos oito anos, fará uma performance solo com a música da série que lhe rendeu seu primeiro prêmio nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em 2016. Beatriz também será responsável pelo acendimento da tocha olímpica e se apresentará ao lado das colegas de equipe, oferecendo uma amostra da coreografia que irão executar no campeonato brasileiro e sul-americano de ginástica aeróbica, em junho.

“⁠Me sinto honrada em ser convidada para acender a tocha. Saber que me escolherem por toda a minha trajetória no esporte e por tudo que eu represento é gratificante”, comenta a estudante, que pretende concluir a graduação e atuar na área como técnica.

Revelação nobeach tennis fará o juramento do atleta

Patrick Janikian, estudante de Administração Empresarial no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), será o responsável pelo juramento do atleta durante a cerimônia de abertura. “Quando eu vi os outros juramentos eu sempre achei muito legal e agora me deram essa oportunidade. Vou estar muito feliz e vai ser uma grande honra fazer esse juramento em nome de todos os alunos da Udesc”, compartilha.

O acadêmico foi um dos destaques dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Praia) em 2023, conquistando a medalha de ouro no beach tennis ao lado da dupla Guilherme Carneiro. No Jiudesc 2024, Patrick já competiu no tênis de campo, modalidade na qual se consagrou campeão, e disputa ainda medalha no beach tennis no sábado, em Blumenau. “O esporte sempre fez parte da minha vida e poder estar dentro desse meio na universidade é sensacional”, completa Patrick.

Sobre os Jogos Internos da Udesc

O Jiudesc é organizado pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e busca promover a integração entre os participantes e estimular a prática de esportes.

As disputas também revelam atletas para integrar as equipes da Udesc em outras competições universitárias estaduais e nacionais. Em 2023, o evento reuniu mais de 1,2 mil alunos, também em Blumenau.

Para saber mais sobre os jogos, entre em contato com a Coordenadoria de eventos: ceven.reitoria@udesc.br ou (48) 3664-8145.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tássia Becker Alexandre
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Sem categoria