Feriado de Corpus Christi: confira o funcionamento dos serviços estaduais

Com o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (30) e ponto facultativo na sexta-feira (31), o funcionamento dos serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo sofrerá alteração no estado.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde 

Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros (PSs) quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas e Regional de Osasco funcionarão, excepcionalmente, na quinta (30) das 8h às 16h. Os demais postos não terão expediente. Na sexta (31) os postos Clínicas, Mandaqui e Osasco funcionarão, excepcionalmente das 8h às 16h. Os demais postos não terão expediente. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão na quinta (30). Na sexta (31), o expediente será normal. O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) estará fechado na quinta (30) e terá expediente normal na sexta (31). O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital, também estará fechado na quinta (30) e na sexta (31).

Em relação às Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs), não haverá expediente em nenhuma das unidades na quinta (30). Na sexta (31), as unidades Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, Hospital João Paulo II, Bauru, Campinas – Setembrino, Vila Mariana, Mogi das Cruzes, Maria Zélia, Mogi das Cruzes, Hospital das Clínicas – FMUSP ICR e Hospital João Paulo II terão atendimento normal. As demais unidades estarão fechadas.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) também não funcionarão na quinta (30).

Poupatempo 

Os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados nesta quinta-feira (30). As atividades presenciais serão retomadas na sexta-feira (31) mediante agendamento prévio de data e horário. O serviço é solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo pelos canais oficiais.

É importante destacar que, mesmo durante o feriado, as opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo sp.gov.br, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre as 1,2 mil opções de serviços 100% digitais oferecidas estão a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, entre outros.

Veja relação dos postos da capital:

  • Poupatempo da Alesp: Avenida Sargento Mário Kozel Filho, 165 – Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Poupatempo do Canindé: Avenida Cruzeiro do Sul, 1.100 – Canindé – Shopping D. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Poupatempo Carrão Digital: Terminal Metrô Carrão Sul – Box P 37/38/39 – Vila Gomes Cardim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo de Cidade Ademar: Avenida Cupecê, 5497 – Jd. Miriam. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo de Cidade Tiradentes: Rua Sara Kubitscheck, 165 – Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Poupatempo CREA Digital: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Pinheiros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/n – Lapa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo Piraporinha Digital: Avenida Inácio Dias da Silva, 80 – Piraporinha – M’Boi Mirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
  • Poupatempo Santana Digital: Terminal Metrô Santana – Box B 42/43/44/45 – Santana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar, G – Mais Shopping – Santo Amaro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
  • Poupatempo da Sé: Rua do Carmo, s/n – Sé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Transportes metropolitanos 

Entre esta quinta-feira (30) e domingo (2), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação devido ao feriado prolongado de Corpus Christi e a dois grandes eventos previstos na cidade: a Marcha para Jesus (30) e a Parada do Orgulho LGBT+ (2).

A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

As linhas da CPTM terão operação diferenciada para atender aos passageiros. Na quinta-feira (30), o intervalo médio entre os trens será o mesmo de domingos e feriados. Já na sexta-feira (31), o intervalo será de dia útil. No sábado (1) e no domingo (2), o intervalo seguirá o que é aplicado aos fins de semana. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site www.cptm.sp.gov.br/Pages/Informacoes-e-intervalos.aspx.

Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana no dia 30 (sexta), o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul) –, que contarão com direcionamento de fluxo para facilitar a chegada e saída do público. Além do reforço da frota de trens em circulação, comparada a um feriado comum, o Metrô vai dispor de trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.

Já para a Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no domingo (2) na Avenida Paulista, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reserva, que serão acrescentados à operação em caso de necessidade. Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação (Linha 2-Verde), além de República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela) –, que também terão direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros. Essas estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.

Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.

Na quinta-feira (30), a programação das linhas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. No entanto, devido à Marcha para Jesus que será realizada no mesmo dia, 21 linhas que ligam São Paulo (Terminal Armênia Sul e Terminal Rodoviário do Tietê) a Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco terão sua operação alterada. Confira as linhas impactadas no site: www.emtu.sp.gov.br.

Na sexta-feira (31), 257 linhas intermunicipais das regiões de Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Corredor ABD e Baixada Santista vão operar com tabela horária especial, de acordo com a demanda observada regionalmente.

No sábado (1) e domingo (2), os serviços metropolitanos gerenciados pela EMTU terão intervalos de partidas normais para esses dias da semana.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Passeios com os pets – Quem quiser aproveitar para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo 10 kg, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.

Bom Prato e Espaço Prevenir 

O Programa Bom Prato, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), abrirá 31 de suas 75 unidades fixas do estado na quinta-feira (30). Na sexta-feira (31), o funcionamento volta ao normal.

Confira a relação das 31 unidades que abrem aos feriados e fins de semana: 25 de Março, Bauru, Brás, Campinas, BP Refeitório Luz, Capão Redondo, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franca, Francisco Morato, Guaianases, Guarulhos, Itaquera, Jacareí, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes I, Osasco, Rio Claro, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santos I, São Bernardo do Campo I, São José dos Campos, São Mateus, Suzano, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.

Horário de funcionamento:

  • 7h – Café
  • 10h30 – Almoço, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral
  • 17h – Jantar

Veja os endereços das unidades fixas e móveis:
https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Já as quatro unidades do Espaço Prevenir não funcionarão na quinta-feira (30), voltando ao horário normal na sexta-feira (31). Os Espaços Prevenir contam com quatro unidades: São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e capital. Veja os endereços:

  • São José dos Campos: Av. dos Estados, 297 – Vila Maria
  • São José do Rio preto: Rua Santa Maria, 457, Vila Aurora
  • Ribeirão preto: Rua Visconde de Abaeté, 285 – Jardim Sumaré
  • Capital: Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, 50, Tatuapé

Sabesp 

A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive nos feriados, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas.

Parques urbanos 

Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado 

A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Direitos da Pessoa com Deficiência

A unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro localizada no Jardim Humaitá, na capital, equipamento sob gestão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), não realizará atendimentos na quinta e sexta-feira, bem como as 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado.

Também não realizarão atendimentos os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) situados dentro das seguintes delegacias: 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo; 2ª Delegacia Seccional de Campinas; Delegacia Seccional de Guarulhos; Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, de Ribeirão Preto; e 7ª Delegacia de Polícia de Santos.

Os Centros de Informação à Pessoa com Deficiência localizados nas estações Barra Funda do Metrô, e Tatuapé do Metrô e CPTM, não estarão abertos. O Museu da Inclusão e o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro também não receberão visitantes.

Todos estes equipamentos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) restabelecem seus serviços na próxima segunda-feira (3).

Estará em pleno funcionamento o serviço de Interpretação de Libras nas delegacias do estado que prestam atendimento ao público e estarão abertas, bem como no aplicativo poupatempo.sp.gov.br. Os intérpretes de Libras integram o programa São Paulo São Libras, da SEDPcD.

Fazenda 

Todas as unidades da Secretaria da Fazenda no Estado estarão fechadas entre quinta-feira (30) e domingo (2). As atividades retornam normalmente na segunda-feira (3).

Instituições culturais  

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado divulgou o horário de funcionamento dos seus equipamentos nos próximos dias. Veja detalhes:

Museus

  • Pinacotecas – 10h às 18h
  • Memorial da Resistência – 10h às 18h
  • Museu Afro Brasil Emanoel Araújo – 10h às 17h
  • Museu da Língua Portuguesa – 9h às 16h30
  • Museu de Arte Sacra – Fechado
  • Museu das Favelas – 10h às 17h
  • Museu Catavento – 9h às 17h (bilheteria até às 16h)
  • Museu da Imagem e do Som (MIS) – 10h às 18h
  • MIS Experience – 10h às 19h
  • Museu do Futebol – 9h às 17h
  • Museu Casa das Rosas – 10h às 17h30
  • Museu Casa Guilherme de Almeida – 10h às 18h
  • Museu Casa Mário de Andrade – 10h às 18h
  • Museu Casa de Portinari – 9h às 18h
  • Museu da Imigração – 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
  • Museu do Café – 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
  • Museu das Culturas Indígenas – 9h às 20h
  • Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – 9h às 18h
  • Museu Índia Vanuíre – 9h às 20h
  • Paço das Artes – 12h às 18h

Bibliotecas

  • Biblioteca Parque Villa-Lobos – 9h30 às 18h30
  • Biblioteca de São Paulo – 9h30 às 18h30

Teatro

  • Teatro Sérgio Cardoso – Sessões às 15h, 19h e 20h
  • Theatro São Pedro – Fechado
  • Teatro de Araras Maestro Francisco Paulo Russo – Fechado

Espaços culturais

  • Mundo do Circo – Fechado
  • Sala São Paulo – Fechada
  • Conservatório de Tatuí – Fechado
  • Fábricas de Cultura das Zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape – Fechadas
  • Fábricas de Cultura Zona Leste, Santos e São Bernardo do Campo – 9h às 17h
  • São Paulo Escola de Teatro – Fechada
  • São Paulo Escola de Dança – Fechada
Sem categoria