Clube de Jardinagem conhece cactos e suculentas de uma das maiores colecionadoras da região de Sorocaba – Agência de Notícias

Fotos: Sema

O Clube de Jardinagem do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” visitou, nesta quarta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a coleção de cactos e suculentas da produtora Eliete Corridoni, uma das maiores colecionadoras desses grupos de plantas da região.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a visita fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e teve como objetivo apresentar a diversidade de espécies desses grupos de plantas que tanto encantam colecionadores e jardinistas do mundo todo, estimulando o cultivo e a valorização delas.

Além de conhecer as espécies, o grupo aprendeu as formas adequadas para o cultivo e a reprodução dessas plantas, como recomendações de incidência de luz solar, irrigação, tipos adequados de substrato, adubação e produção de mudas.

As coleções de plantas são importantes formas de contribuir para a conservação de espécies. O Jardim Botânico de Sorocaba possui, atualmente, uma coleção com aproximadamente 1 mil exemplares de cerca 320 espécies de plantas dos grupos das suculentas e cactáceas, incluindo alguns exemplares de espécies ameaçadas de extinção.

O Clube de Jardinagem é um grupo que se reúne, semanalmente, no Jardim Botânico, para aprender e praticar a jardinagem. Os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, e está aberto ao ingresso de novos integrantes. A participação é voltada ao público com mais de 18 anos, sem necessidade de inscrição prévia.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Sem categoria