Audiência Pública vai debater crise hídrica no Cariri

A Comissão de Desenvolvimento Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa fará amanhã uma discussão importante para o Estado. Debaterá o acesso à água para a população da região do Cariri.

O evento ocorre no Centro de Formação de Professores de Sumé, uma das principais cidades da região.

O Cariri recebeu desde 2017 as águas da Transposição do São Francisco, pelo Eixo Leste. Mas até hoje o projeto não foi suficiente para garantir abastecimento digno e o desenvolvimento de comunidades. Órgãos de fiscalização, como o MPF, apontam ausência de projetos complementares que eram previstos na ideia da Transposição.

Autor da proposta de audiência, o deputado Doutor Romualdo (MDB) diz que tem faltado “cidadania hídrica” para as populações da área.

“Até hoje a população tem enfrentado dificuldades para o exercício deste direito básico, ou seja, diversas famílias estão sem acesso, de forma permanente, à água tratada nas torneiras”, observou, em uma carta aberta elaborada sobre o tema.

O encontro acontece a partir das 9h. A participação da comunidade, nesse tipo de discussão, é fundamental para fazer pressão por mais políticas públicas que garantam, pelo menos, acesso à água de qualidade para a região.

Sem categoria