IFSP inicia mais uma parceria com a fábrica de biscoitos Bela Vista – IFSP

Parceria marca mais uma iniciativa do IFSP envolvendo pesquisa aplicada e aproximação com o arranjo produtivo local

Pesquisadores e alunos do IFSP e funcionários da Bela Vista celebraram nova parceria em encontro na semana passada

 

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) inicia agora em junho mais um projeto em parceria com a Biscoitos Bela Vista, uma das empresas símbolo da cidade de São Paulo, fundada em 1915, e atualmente localizada em frente ao Campus São Paulo, no Pari. Esta é a terceira parceria entre o Instituto e a empresa, e a primeira focada na indústria 4.0, uma abordagem inovadora que destaca a importância da integração de sistemas para a melhoria contínua dos processos produtivos. A nova parceria foi celebrada em um encontro realizado na semana passada, na sede empresa.

O projeto conjunto visa ao desenvolvimento de um sistema para monitorar a produção das massas dos biscoitos produzido pela empresa. O que se espera é que seja possível uma visualização mais clara não só da produção das massas como também das diferenças que possam ocorrer entre as solicitações das ordens de fabricação e do que efetivamente é executado. Os resultados obtidos serão utilizados para uma melhor compreensão dos processos da empresa e eventuais correções operacionais.

A equipe do projeto é formada pelos professores pesquisadores do IFSP Alexandre Brincalepe (Campus São Paulo) e Rafael Pereira Bachega (Campus Hortolância), pelos estudantes de graduação das áreas de Tecnologia e Engenharia de Controle e Automação, Dener Ariel Mamani Gomez, Matheus Amorim Pereira e Douglas Cavalcante de Souza, e da área de Tecnologia da Informação, Débora Evilaine Sousa e Rafael Pires Gonçalves. Também estão envolvidos no projeto funcionários de diversas áreas da Biscoitos Bela Vista.

Para Brincalepe, o projeto tem potencial para transformar e aprimorar a eficiência operacional da empresa bem como proporcionar uma valiosa experiência prática para os alunos envolvidos. “Esse esforço colaborativo entre o IFSP e a Biscoitos Bela Vista reforça nosso compromisso com a inovação e a excelência na educação e na indústria”, reflete. O projeto, aliás, está sendo acompanhado de perto pela Agência de Inovação do IFSP (Inova) e reflete o compromisso da instituição tanto com a pesquisa aplicada quanto com o estreitamento de laços com o arranjo produtivo local.

O projeto será totalmente financiado pela Bela Vista, tendo suas atividades desenvolvidas em dois ambientes: na empresa e no Campus São Paulo. Considerando a parte de ensino e pesquisa, a execução acontecerá no Laboratório de Controle Aplicado (LCA), equipado com computadores, dispositivos medidores eletrônicos, software de simulação, sistemas de aquisição de dados e um controlador lógico programável. Da parte da empresa, a execução ocorrerá em um laboratório de automação criado no ambiente industrial. Vale ressaltar que esse laboratório foi criado após a execução do primeiro projeto de parceria entre a empresa e o IFSP, e o engenheiro responsável pelo projeto na fábrica é o ex-aluno Victor de Lagos Pandolfi Garcia.

Um dos estudantes envolvidos no projeto, Matheus Amorim Pereira, conta que está com muitas expectativas. “Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe em um projeto inovador. Espero, junto aos outros membros, poder contribuir ativamente com o mundo científico e profissional”. Segundo ele, participar de uma iniciativa como essa impacta positivamente sua vida acadêmica e carreira profissional. “Integrar o conhecimento teórico e prático é de suma importância para a formação e atuação de um engenheiro de controle e automação”.

Além de estudantes de engenharia, integram o projeto estudantes da área de tecnologia da informação, os quais darão suporte para integrar os dados disponibilizados na produção com os dados advindos do sistema de gestão (Enterprise Resource Planning — ERP). Segundo Débora Sousa, estudante de TI envolvida no projeto, um dos pontos positivos é a oportunidade de trabalhar com uma equipe de verdade e aprender realmente como é o funcionamento de um departamento de tecnologia na prática. “Esse projeto vai dar a oportunidade de formar laços com a Bela Vista, o que acho um networking muito importante. Além disso, é oportunidade de trabalhar com o ERP da Sankhya, que traz um grande diferencial por ser um ERP muito famoso no Brasil”.

Resultados

O projeto deve resultar num sistema em que os dados de controle da produção sejam disponibilizados e apresentados em conjunto com aqueles coletados no chão de fábrica. De acordo com Brincalepe, o sucesso do desenvolvimento do projeto pode abrir caminho para que ocorra uma integração maior entre o sistema de gestão da produção e os processos que ocorrem no chão de fábrica, podendo futuramente ser estendido para outros processos.

Ainda conforme o pesquisador, a Indústria 4.0 é uma revolução que está ocorrendo nos processos de produção e está associada a diversas tecnologias. “A conectividade, por exemplo, permite que dados coletados na produção das massas dos biscoitos sejam rapidamente avaliados e comparados com os dados vindos das ordens de produção”. Brincalepe reforça que o controle da execução de um pedido poderá ser feito de forma mais precisa e rápida ao implantar a solução proposta neste projeto. “Essas informações poderão ser utilizadas para avaliar os processos atuais, minimizando perdas por meio de ações específicas”, finaliza.

 

 

Sem categoria