Ação educativa no Terminal São Paulo apresenta a biodiversidade de flora e fauna das áreas verdes de Sorocaba – Agência de Notícias

Fotos: Sema

Os usuários do transporte coletivo que passaram pelo Terminal São Paulo, nesta sexta-feira (7), das 9h às 17h, puderam conferir uma programação educativa gratuita que apresentou a biodiversidade de flora e fauna das áreas verdes da cidade.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a programação fez parte da Semana do Meio Ambiente de Sorocaba, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), com o intuito de estimular a população sorocabana a refletir sobre a necessidade da preservação de toda a natureza.

Uma das atrações foi a exposição “Conhecendo a biodiversidade das áreas verdes da nossa cidade”, que teve como objetivo inspirar as pessoas a se conectarem mais com a natureza e reconhecerem a importância dos cuidados com os parques e as áreas verdes da cidade.

Lá, o público pôde conhecer as principais atrações e diferentes atividades oferecidas no Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Além disso, foi exibida uma pequena amostra do acervo de frutos e sementes de espécies nativas do Jardim Botânico de Sorocaba, tais como jequitibá, jatobá, pau-ferro, sapucaia, entre outras, mostrando um pouco da diversidade botânica, fundamental para o equilíbrio ecológico das áreas verdes dos municípios.

O público que passou pelo Terminal São Paulo também pôde conhecer e ver de perto animais taxidermizados (“empalhados”) de diferentes espécies que habitam a região, como o jacaré-de-papo-amarelo, o ratão-do-banhado, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, entre outras.

As pessoas ainda puderam saber mais sobre alguns peixes que habitam o Rio Sorocaba, tais como o curimbatá, tabarana, piava, traíra, entre outros, e a “profissão” de cada um, ou seja, os serviços que eles desempenham no ambiente, além de manusear e observar alguns peixes e suas estruturas.

Outra atividade foi a campanha educativa ambiental, com a entrega de mudas de diferentes espécies, como pitanga, jaboticaba, ipê-amarelo, jacarandá-caroba, guaco, entre outras. O intuito foi de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais e, assim, ajudarem na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana, ou a cultivarem espécies vegetais cujo consumo traz inúmeros benéficos para a saúde.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280.

 

Sem categoria