Agência Minas Gerais | Governo de Minas expande Sistema Eletrônico de Informações para os municípios

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (Seplag-MG), expandiu o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) para os municípios mineiros. A ferramenta, utilizada para tramitação digital de documentos, se consolidou como medida para redução de custos e otimização de processos no Estado.

O Sei!MG Municípios foi lançado nessa segunda-feira (3/6), durante o Workshop Inova 2024, evento promovido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e que teve a participação de mais de 300 prefeitos de Minas Gerais.

“Essa é uma oportunidade para que consigamos oferecer serviços melhores para os cidadãos mineiros, buscando inovação em parceria. Às vezes, as pessoas não sabem a diferença do que é serviço público estadual e o que é municipal, mas a preocupação é uma só: fazer com que as pessoas tenham serviços melhores e de qualidade em ambas as esferas”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Sei!MG Municípios

A expansão para municípios foi articulada a partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que busca promover a adoção do processo administrativo eletrônico pelas unidades federativas e as prefeituras, por meio da cessão de uso não onerosa das soluções informatizadas de processo eletrônico disponibilizadas pelo governo federal.

Durante o evento, os municípios de Extrema, no Sul de Minas, e Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, assinaram uma manifestação de interesse de participação no projeto piloto do sistema. Na ocasião, o coordenador-Geral de negócios do Processo Eletrônico Nacional, Pedro Moreira, elencou os benefícios do Sei!MG na relação entre os Poderes e o cidadão.

“O Sei!MG é uma plataforma ampla e de fácil controle dos processos. O sistema permite que o cidadão esteja mais perto da administração pública. Ele pode pesquisar, pode consultar, pode participar ativamente do processo administrativo”, disse o coordenador.

O Sei!MG foi desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). No Governo de Minas, a implantação do sistema foi coordenada pela Seplag-MG, órgão responsável por sua gestão. Agora, ele será expandido para municípios e empresas públicas que manifestarem interesse na adoção.

Cidades do Futuro

O Sei!MG Municípios é também uma das frentes do “Cidades do Futuro”, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Seplag-MG, que potencializa a transformação digital no Estado por meio de processos eletrônicos e soluções que contribuem com a promoção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Inova 2024

O evento reúne autoridades, servidores públicos e empresas de soluções tecnológicas para incentivar a transformação digital de Minas Gerais e dos municípios. A iniciativa proporciona debates, apresentação de cases de sucesso e do que há de mais atual no mercado de tecnologia para promover um serviço público mais eficiente, acessível e orientado ao cidadão.

Sem categoria