Município abre inscrições para Conferência Municipal das Cidades – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Conferência Municipal das Cidades será realizada nos dias 29 e 30 de junho na cidade do Rio – Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Conferência Municipal das Cidades – Rio 2024, que será realizada nos dias 29 e 30 de junho (sábado e domingo), das 9h às 18h, no Porto Maravalley, na região do Porto Maravilha. O encontro é uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Representantes de entidades, do governo municipal e observadores levarão suas propostas para ajudar a construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), visando um crescimento urbano equilibrado, sustentável e justo. O objetivo da etapa municipal é mobilizar a sociedade a participar, para contribuir com as políticas públicas e também para eleger os representantes do Município do Rio para a fase estadual.

– É um passo fundamental para discutirmos e buscarmos estabelecer agendas, metas e planos para enfrentarmos os problemas existentes na cidade do Rio de Janeiro. Como também levarmos propostas importantes da cidade e dos cariocas para serem debatidos nos âmbitos estadual e nacional – explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.

Participação de entidades civis e de classe

O evento é voltado para membros da sociedade civil vinculados a alguma associação ou instituição civil e de classe, que podem votar e se candidatar como delegados, ou seja, podem ser eleitos para a etapa estadual. Além disso, também participam profissionais que atuam na gestão pública municipal e observadores – cidadãos residentes na cidade do Rio de Janeiro que tenham interesse no tema.

Nos dois dias de debate e eleições dos delegados estão previstas discussões em oito grandes temas: Controle social e gestão democrática; Habitação e regularização fundiária; Mobilidade urbana, saneamento básico; Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; Segurança pública e enfrentamento armado nos territórios; Transformação digital e territórios; e Gestão interfederativa e das regiões metropolitanas.

– Queremos mobilizar mais entidades de classe e civis a participarem, pois sua contribuição é fundamental na construção de uma política mais aderente aos anseios da sociedade – destacou o subsecretário municipal de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Wanderson Correa.

Levantamento prévio mostra que cerca de 150 observadores, 20 profissionais do poder público e 15 membros de entidades civis e de classe já se inscreveram. Quem tiver interesse, pode fazer sua inscrição gratuita até o dia 17 de junho, às 23h59. O Porto Maravalley é de fácil acesso: fica próximo ao Terminal Gentileza e da Estação Pereira Reis (VLT).

Serviço

Conferência Municipal das Cidades – Rio 2024
Data: 29 e 30 de junho de 2024 (sábado e domingo)
Local: Porto Maravalley – Av. Prof. Pereira Reis, 76, Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ
Link para inscrições: https://planejamentourbano.prefeitura.rio/
Término das inscrições: 17 de junho de 2024 (23h59)

Marcações: Conferência Municipal das Cidades Inscrições abertas Porto Maravalley Prefeitura do Rio

Sem categoria