Agência Minas Gerais | Hospital Cristiano Machado passa a oferecer atendimentos ambulatoriais de fonoaudiologia em Sabará

O Hospital Cristiano Machado (HCM), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passou a oferecer recentemente atendimentos ambulatoriais de fonoaudiologia para a população de Sabará. Em uma parceria com a Prefeitura, a iniciativa visa reduzir a fila para quem aguarda o atendimento nesta especialidade no município.

A fonoaudióloga da unidade, Tatiane Fonseca, informou que cerca de 30 pessoas que estavam na fila já estão se consultando no HCM. “O atendimento está sendo muito benéfico. É um tratamento que precisa de continuidade, então estamos no momento focando nestes pacientes”, explica Tatiane.

Para oferecer o serviço, a equipe hospitalar de fonoaudiologia do HCM se dividiu e duas profissionais realizam as consultas no ambulatório.

Ao chegarem na unidade, os usuários encaminhados pelo município passam inicialmente por uma avaliação para receberem um diagnóstico. “Realizamos atividades tanto na sala quanto no ambiente externo. Utilizamos recursos variados para estímulo da fala e da linguagem, como pinturas e brinquedos pedagógicos, no caso das crianças”, conta a profissional.

Limitações dos pacientes

Segundo Tatiane, os adultos que passam pelo serviço são, em sua maioria, casos de disfagia pós-AVC; já as crianças costumam apresentar alteração de fala e linguagem, muitas com suspeita ou confirmação de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

É o caso do pequeno Gabriel Ângelo, filho da dona de casa Hanna Silva. De acordo com a mãe, o garoto já estava na fila para um atendimento de fonoaudiologia há um tempo, já que desde os dois anos apresenta atraso na fala e pronuncia diversas palavras incorretamente.

O garoto realiza o acompanhamento uma vez por semana há um mês e Hanna já percebe os resultados. “Ele já está interagindo mais. Estamos gostando demais do atendimento. As profissionais têm muita paciência e tratam as crianças com carinho”, relata.

Sem categoria