Delegação coreana conhece práticas sustentáveis de São José

José Roberto Amaral


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Uma delegação da Coreia do Sul conheceu nesta sexta-feira (14) programas ligados à inovação, mobilidade urbana e sustentabilidade desenvolvidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

Composta por representantes das cidades de Goyang e Gumi e do estado coreano de Yeoncheon, a comitiva composta por 13 integrantes conheceu as instalações do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) e também realizou uma viagem pela Linha Verde até o aterro sanitário da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

No local, conheceram a Usina de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás, que entrou em funcionamento em fevereiro deste ano.

A delegação está em São Paulo para participar do Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), que será realizado entre os dias 18 e 21 de junho.

O congresso é o o maior evento global da organização internacional, presente em mais de 2.500 cidades do mundo, e atua promovendo o intercâmbio de boas práticas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

A expectativas dos organizadores é que o Congresso Mundial do ICLEI reúna na capital paulista representantes de mais de mil governos do mundo inteiro.

Representantes de governos da Coreia do Sul acompanham apresentação da Prefeitura no PIT | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Modelo

Segundo Ana Wernke, representante institucional do ICLEI no Estado de São Paulo, a escolha por São José se deu pela excelência do município em práticas sustentáveis. 

“A delegação coreana estava muito interessada em conhecer cidades inteligentes e sustentáveis. Foi quando nós orientamos a vir para São José, que possui todas essas características. A ideia surgiu do reconhecimento que São José dos Campos tem hoje, como inspiração para outras cidades”, afirmou.

São José dos Campos é a único município do Brasil recertificado como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente de acordo com normas internacionais ISO, auditadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo representantes da prefeitura, o encontro foi importante para “promover um ambiente de troca de experiência e conhecimento, analisando as diferenças e semelhanças das propostas avançadas pelas cidades brasileiras e coreanas”.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Sem categoria