especialistas dão dicas para fazer ornamentação de São João

Ferreira Costa/divulgação

O São João já está sendo celebrado na Paraíba, mas ainda dá tempo de fazer ou comprar a própria decoração de festa junina e aproveitar o período. Pensando nisso, o Jornal da Paraíba conversou com o decorador do Parque do Povo, José Sereco, e com a gerente de relacionamento e serviços de um home center de Cabedelo, Albaneide Lima, que deram dicas de como montar uma boa decoração.

Como fazer uma boa decoração para o São João?

José Sereco comenta que para produzir uma boa decoração basta apenas ter uma boa ideia, gostar de São João e ter um pouco de habilidade com o que se deseja fazer.

Decoração da Pirâmide do Parque do Povo no São João 2024 de Campina Grande. Leydson Jackson/Divulgação

Quais elementos usar na decoração

Para uma decoração mais rústica, José Sereco recomenda usar cordas de sisal ou palha mas, se o foco é ter uma decoração mais refinada, o especialista indica usar a fita de cetim junto ou só o cetim de seda.

O que não pode faltar

José comenta que balões, palhas, bandeirinhas não podem faltar em uma decoração de São João. Ele explica a data 24 de junho comemora o nascimento de São João, então também é importante pensar que a data remete ao nascimento de uma criança.

Coisas delicadas, bonitas, oratórias, essas coisas, tudo isso tem que ter em uma decoração de São João

José Sereco – decorador do Parque do Povo

Albaneide destaca que os itens mais procurados pelos consumidores são os que remetem à lembranças do interior, como:

  • Louças e peças em cerâmica tipo barro;
  • Sousplat tipo palha;
  • Enfeites de chita e xadrez;
  • Bandeirolas, balões;
  • Chapéu de palha; e
  • Lamparinas de ratan.
Ferreira Costa/divulgação

Dicas para uma boa decoração

O decorador comenta que a decoração pode ser feita com o que se já se tem, com o que a pessoa pode fazer, na ideia pensada.

Tudo vai ficar lindo porque você vai botar amor nisso. Então, é a maior dica, bote o seu coração e pense na festa como cultura

José Sereco – decorador do Parque do Povo

Já Albaneide deixa a dica de escolher produtos que conversem entre si para a elaboração de ambientes e mesas que remetem a um clima mais interiorano. Além disso, ela destaca que:

Hoje as comemorações sazonais estão em um momento de criação muito atemporal, onde todos os elementos bem escolhidos tornam-se lindas inspirações

Albaneide Lima – Gerente de Relacionamento e Serviços
Ferreira Costa/divulgação

Materiais que devem ser evitados

Na hora de produzir a decoração de São João, José indica evitar elementos que deixem a decoração carnavalesca.

Nada muito carnavalesco, porque são culturas diferentes. Brilhos, muito brilho, metalizado. Acho que não, que São João não é disso, é mais bandeirinha, balão

José Sereco – decorador do Parque do Povo

Para Albaneide, não há um item em específico que não possa ser utilizado.

Só precisamos usar a criatividade e casar os itens de forma criativa

Albaneide Lima – Gerente de Relacionamento e Serviços

O que não fazer

O decorador indica prestar atenção nas cores usadas na decoração, José exemplifica que Santo Antônio, São João e São Pedro têm cores diferentes e, se misturadas com outras cores contemporâneas, elas podem perder a essência da cultura popular.

São João tem uma cor, Santo Antônio tem outra, São Pedro tem outra. Então as cores primárias são as cores do folclore, são juninas. Quando misturam muito cores cítricas, cores que são contemporâneas nossas, a gente perde um pouco a cultura popular, então acho que isso a gente tem que preservar

José Sereco – decorador do Parque do Povo
Sem categoria