Agência Minas Gerais | Avaliação Intermediária 2024 já está sendo aplicada na rede estadual de ensino mineira

As escolas da rede estadual de Minas Gerais já estão aplicando a Avaliação Intermediária 2024. Essa avaliação desempenha um papel importante no sistema educacional, sendo projetada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para verificar o alcance dos objetivos de aprendizagem estabelecidos nos dois primeiros bimestres letivos. A aplicação da Avaliação Intermediária é obrigatória em todas as escolas da rede estadual, e será concluída até o dia 28/6, nos formatos digital e impresso, durante o turno de estudo dos estudantes na escola.

A avaliação fornece dados essenciais que auxiliam os professores na identificação de necessidades específicas dos estudantes e na implementação de intervenções pedagógicas adequadas para promover o contínuo desenvolvimento do aprendizado.

“A avaliação Intermediária sistêmica é uma ferramenta fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Ela permite que nós, educadores, acompanhemos de perto o progresso dos nossos alunos no primeiro semestre, identificando suas forças e lacunas ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa avaliação nos subsidia informações valiosas sobre a eficácia das nossas estratégias de ensino, bem como sobre as necessidades individuais dos estudantes”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa.

A avaliação abrange estudantes do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. Os professores ou especialistas serão responsáveis pelo lançamento das respostas dos estudantes na aplicação impressa, utilizando o Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) ou o aplicativo leitor de respostas, até 2/7.

Avaliação Intermediária

A Avaliação Intermediária possui um caráter formativo, focando na verificação do alcance dos objetivos de aprendizagem e permitindo a coleta de dados para que os professores possam realizar intervenções e mediações necessárias. Isso possibilita qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de forma individualizada ao longo do ano letivo.

Na aplicação digital, os estudantes acessam os cadernos de prova através do aplicativo Conexão Escola ou do Portal Simave. Para a aplicação impressa, os diretores escolares podem fazer o download e a impressão dos cadernos de teste através do Simave. Os cadernos são compostos por itens de múltipla escolha, organizados com diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil), garantindo uma avaliação abrangente das competências dos estudantes.

Sem categoria