São João de Santa Luzia fecha acordo com Ecad para repassar direitos autorais de compositores

São João de Santa Luzia (Foto: Marcone Dantas/Yayu Drone)

A prefeitura de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, fechou um acordo com o Escritório de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e vai pagar os direitos autorais dos compositores durante o São João 2024 da cidade, que começou no dia 20 e vai até o dia 23. Com isso, o município ganhou o Selo de Reconhecimento do Ecad.

O contrato de pagamento pelos direitos autorais dos artistas foi assinado pelos Representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia de Santa Luzia. O certificado de reconhecimento do Ecad já foi concedido a eventos e festivais como o The Town, Virada Cultural de São Paulo, Lollapalooza, Verão Maior Paraná, Expo Carnaval e outros.

O Selo de Reconhecimento do Ecad é uma iniciativa em prol dos compositores, que nem sempre sobem aos palcos dos festivais. Em todos os shows e festivais, os promotores do evento devem efetuar o pagamento de direitos autorais pela utilização pública musical e enviar ao Ecad os roteiros das músicas tocadas nos palcos para que sejam identificadas e os valores em direitos autorais possam ser distribuídos devidamente.

“Tivemos uma ótima negociação com a prefeitura de Santa Luzia, que respeita os direitos autorais dos compositores com um histórico de pagar por seus eventos e fez um contrato para licenciar as músicas do São João deste ano. O Selo do Ecad é um reconhecimento pela valorização dos criadores musicais, que têm o direito de receber por suas canções.”, disse Giselle Luz, gerente regional do Ecad que atende o estado da Paraíba.

Sem categoria