O resultado do Fies 2024.2 (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) será divulgado nesta segunda-feira (9). Os candidatos podem consultar se foram selecionados no Portal de Acesso Único, do Ministério da Educação.
📝 Plataforma de correção gratuita de redações do Lá Vem o Enem lança 1º tema
Já entre os dias 10 e 12, os estudantes precisam complementar as informações da inscrição junto com as instituições de ensino.
Confira abaixo todos os detalhes sobre o sistema de seleção que oferece financiamento estudantil em universidades da rede particular.
Cronograma do Fies 2024.2
- Inscrições: de 22 a 27 de agosto
- Resultado: 9 de setembro
- Complementação das informações da inscrição: 10 a 12 de setembro
- Convocação da lista de espera: 16 a 29 de setembro
O que é o Fies e principais pontos do edital 2024.2
O Fies usa as notas que os estudantes obtêm no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e oferece o financiamento de cursos superiores em instituições particulares para estudantes com uma determinada faixa de renda.
O edital do Fies foi divulgado pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União (DOU).
Por meio do edital, é possível saber quais são as datas de inscrição e de resultado.
Como funciona o Fies
Para pedir o financiamento, o candidato precisa ter participado do Enem, ter obtido média geral igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.
Outro critério é o da renda familiar mensal, que deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Mudanças no Fies 2024
Conforme o edital, a partir do Fies Social, 50% das vagas serão reservadas para a estudantes de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Outra mudança é que o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Antes, esses cursos escolhidos deviam pertencer a um mesmo grupo de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.
Também foram incluídos cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.
Além disso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados.
Mais sobre o Fies Social
O Fies Social – que começa a valer agora – é uma nova possibilidade de financiamento para que estudantes de baixa renda consigam estudar em instituições particulares.
Por meio do Fies Social, quem está cadastrado no CadÚnico e tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa poderá pagar 100% dos gastos da universidade apenas depois da formatura.
Antes disso, o fundo de financiamento não estava fornecendo empréstimos que cobriam todas as despesas educacionais. Nesse cenário, quanto menor o salário médio da família, maior era a fatia da mensalidade que poderia ser paga só depois da formatura, mas não era possível alcançar os 100% de financiamento.
Então, com a mudança, os alunos com menor renda poderão chegar aos 100% de financiamento.
As novas condições oferecidas pelo Fies Social serão oferecidas a dois grupos de estudantes:
- Inscritos no CadÚnico
- Com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, que é no valor de R$ 706.
Resultado do Fies 2024.2
O resultado do Fies 2024.2 será divulgado no dia 9 de setembro, 11 dias após o fim do prazo de inscrições.
Quer ficar por dentro do que acontece nas universidades da Paraíba e conquistar uma vaga nelas? Acesse a editoria de Educação, do Jornal da Paraíba, e fique atualizado sobre tudo.