COSUD SC: metodologia desenvolvida pela Secretaria do Planejamento e Acafe garante sucesso no encaminhamento de soluções

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Para que todas as questões debatidas durante os três dias da 12ª Reunião do COSUD entre os sete estados do Sul e Sudeste não ficassem apenas no campo das ideias, uma metodologia exclusiva desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e pela Acafe foi usada nas discussões das sete Câmaras Temáticas. Com a medida, os grupos de trabalho levantaram os problemas em comuns, elencaram o que era mais prioritário e traçaram um plano de ação, com medidas e prazos para a solução do desafio. 

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, explica que a metodologia começou a ser desenvolvida em 2023, quando os encontros do COSUD retornaram. O secretário participou, então, de todas as cinco reuniões do Consórcio até chegar a edição de Santa Catarina.

“Com essa experiência, nós sentamos dentro da Seplan durante semanas para conseguir montar essa metodologia própria. O nosso time trouxe seis tipos de metodologias e a gente foi depurando até chegar a esse modelo, baseado no Canva. A metodologia foi usada para levantar os problemas, saber como seria a forma de eleição para determinar o problema prioritário, trazer um plano de ação. Já oferecemos um formulário pronto, com data, prazo, cronograma, com um responsável definido, deixando isso tudo muito bem amarrado para no fim ter efetividade”, explicou o secretário.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Dessa maneira os grupos de trabalhos dentro das Câmaras Temáticas tiveram um passo a passo bem detalhado de como priorizar as discussões. Dentro dos temas, que giraram em torno de Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, foi escolhido o desafio prioritário e comum entre os estados. Eleito o problema, os grupos de trabalho tiveram que esmiuçar a questão, propor, debater e escolher a melhor solução para no fim traçar um plano de ação completo. Para isso, eles usaram um modelo já pré-definido, onde apontaram as medidas, os recursos e os prazos, para garantir a eficiência dos objetivos.   

Participação da Acafe

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

O secretário do Planejamento destacou que uma parceria imprescindível para o sucesso da metodologia foi a participação da Acafe, responsável por aplicar o modelo proposto. 

“A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, logo se dispôs a fazer parte, indicou os melhores profissionais, que com o conhecimento teórico e experiência de sala de aula que eles têm, souberam liderar todos os líderes presentes no COSUD. Sem essa experiência a gente teria dificuldade de manter essa linearidade dentro das Câmaras, não teria tanta eficácia na aplicação da metodologia. A Acafe foi a grande executora da proposta”, afirmou o secretário. 

A Acafe esteve presente no COSUD com 54 participantes, entre professores, pesquisadores e técnicos. Além de conduzirem as Câmaras Temáticas, os profissionais também elaboraram as atas das discussões e a Carta de Florianópolis.

“Nós incrementamos a metodologia da Seplan, utilizando a tecnologia para que pudéssemos agilizar as relatorias e, com isso, concluir os trabalhos com maior facilidade e segurança. E foi um sucesso. O aprendizado que estamos levando de retorno para as universidades é muito significativo. E, ao mesmo tempo, a parceria com a Seplan foi fantástica, tanto do ponto de vista da organização, do evento, quanto do ponto de vista de toda a capacitação, de todos os colaboradores que estiveram presentes”, afirmou Luciane Ceretta. 

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Sem categoria