Ícone do site POA SHOW

Educação de SC promove iniciativas de conscientização sobre autismo

Abril é o mês de conscientização sobre o autismo e, ao longo deste mês, as escolas estaduais de Santa Catarina realizaram diversas atividades de conscientização e acolhimento com a comunidade escolar. Confira algumas das iniciativas realizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) realizadas durante o mês de abril.

CRE de Tubarão

Professores e equipes pedagógicas da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão estiveram reunidos no IV Encontro Abril Azul para um trabalho colaborativo de conscientização sobre o autismo. A programação contou com palestras e atividades práticas para os profissionais envolvidos. A CRE também realizou o Encontro das Famílias Atípicas.

O objetivo dos eventos é garantir uma abordagem pedagógica mais assertiva e proporcionar um ambiente escolar cada vez mais agradável aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estimulando a autonomia, de acordo com as suas particularidades. 

CRE de Concórdia

Na Coordenadoria Regional de Concórdia, o atendimento individualizado aos estudantes com autismo das escolas estaduais ocorre no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), um espaço pensado  para  proporcionar um acompanhamento focado no desenvolvimento integral da criança e no acolhimento familiar.

As atividades são planejadas respeitando as especificidades de cada um, promovendo aprendizado, autonomia e evolução. Durante o mês de abril, a importância da conscientização, do respeito, da empatia e da inclusão foram reforçadas.

CRE de Braço do Norte

Nas escolas São Ludgero, Cônego Nicolau Gesing e Werner Knabben foram realizadas ações especiais para os estudantes e famílias de pessoas com TEA, com intuito de ampliar o conhecimento e a conscientização sobre o tema. 

A iniciativa buscou fortalecer a inclusão, destacar a importância do respeito e oferecer informações relevantes acerca do TEA para a comunidade escolar.

CRE de Videira

Na Coordenadoria Regional de Educação de Videira, uma palestra foi realizada para abordar os principais assuntos relacionados ao autismo. Por meio dela, os estudantes puderam conhecer mais detalhes sobre o TEA.

Atividades adaptadas, murais e trocas de experiências também foram feitas para desenvolver o aprendizado dos envolvidos.

CRE de Quilombo

A comunidade escolar da EEB Rui Barbosa, em Formosa do Sul, esteve presente em uma palestra sobre autismo no município. A apresentação foi voltada ao acolhimento, respeito, equidade, inclusão e reflexões referente às potencialidades e talentos de cada um,  promovendo a valorização e a compreensão.

Sair da versão mobile