A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) realizaram, nesta quinta-feira (29/5), mais uma ação educativa do movimento Maio Amarelo, na BR-356, na saída para o Rio de Janeiro.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância da segurança no trânsito. A ação envolveu uma blitz educativa com distribuição de panfletos informativos e de divulgação dos canais oficiais para recebimento de manifestações, como denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios sobre os serviços públicos estaduais, em especial os relacionados à mobilidade urbana e assuntos que envolvem o trânsito.
A ação integrou a agenda do Maio Amarelo, uma iniciativa internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito. Este ano, o movimento tem o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que busca orientar a população sobre o seu papel protagonista por um trânsito cada vez mais seguro.
“A nossa instituição é pioneira, não só em Minas, mas em todo o Brasil, para que a educação para o trânsito seja disseminada pelos diversos personagens que compõem este nicho. Sabemos da urgência do tema. Ano a ano, participamos de ações de conscientização em todas as regiões mineiras com exposições, atividades interativas, treinamentos em empresas e instituições de ensino”, ressalta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, ressaltou o papel estratégico da Ouvidoria Móvel na promoção da cidadania, também em ações de conscientização e em parceria com outros órgãos . “Unir a Ouvidoria Móvel com ações como a do Maio Amarelo é também uma forma de fortalecer a escuta ativa e aproximar o Estado das pessoas”, declarou.
A ouvidora de Polícia da Ouvidoria-Geral do Estado, Geórgia Ribeiro Rocha, esteve presente à ação e também reforçou a importância da presença ativa da Ouvidoria Móvel em ações. “Estar nas ruas, dialogando diretamente com a população, é essencial para garantir a efetividade das políticas públicas de segurança no trânsito. Mostramos aos motoristas em quais canais podem sugerir mudanças”, afirmou.
Ouvidoria Móvel
O programa Ouvidoria Móvel é uma ação da OGE/MG, que visa levar atendimento presencial ao cidadão mineiro. É realizada em pontos estratégicos das cidades visitadas, como em praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas, e ocorre com o ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante.
Além de ter a oportunidade de se manifestar nas Ouvidorias Móveis, os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:
Bel, atendente virtual da OGE/MG: (31) 3915-2022 (Whatsapp)
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde
Para acompanhar as próximas ações da Ouvidoria Móvel, acompanhe o perfil da OGE/MG no Instagram.