Foto: Acervo CASAN
Com o objetivo de organizar uma base de dados para comparar a qualidade da água do Rio Forquilhas antes, durante e após a implantação da nova ETE Potecas, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) prossegue o monitoramento mensal desse curso d´água. A base já conta com mais de 300 dados, obtidos após análises e coletas em três pontos do rio.
A ação faz parte do programa de licenciamento ambiental de instalação da Nova ETE Potecas.
Com o monitoramento também é possível acompanhar a vazão do rio, com registro das variações de acordo com as diferentes estações do ano.
Desde o início das obras em 2023, foram analisados todos os parâmetros relacionados à demanda bioquímica de oxigênio (DBO); demanda química de oxigênio (DQO); Escherichia coli; fósforo total; nitrato (N-NO3); nitrito (N-NO2); nitrogênio amoniacal total; nitrogênio total; óleo e graxa; oxigênio dissolvido; pH; sulfeto e temperatura, todos exigidos na Resolução Conama 357/2005. Alguns dados são medidos na hora da coleta, como temperatura, pH e oxigênio dissolvido, e os demais são analisados em laboratório.
Com a conclusão das obras e início das operações da nova ETE Potecas, o monitoramento continuará mensalmente, permitindo avaliações sobre a nova tecnologia e processo de tratamento mais completo que será adotado.
Por meio do Plano de Gestão Ambiental da ETE Potecas a CASAN também realiza monitoramento de ruído da obra, da fauna e flora, sobre emissões de partículas sólidas e de gases prejudiciais à saúde e ao ambiente.
Obras Avançam
Com previsão de conclusão em dezembro deste ano, a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas segue em ritmo acelerado, em São José. Cerca de 90 trabalhadores realizaram neste início de agosto uma nova operação de concretagem que envolveu 17 caminhões betoneiras, depositando 152 metros cúbicos de concreto nas estruturas da unidade. Com isso, a obra chega a 95% de conclusão da parte de estrutura em concreto.
Mais concretagens estão agendadas para esse mês. A previsão é de que sejam depositados cerca de 258 metros cúbicos de concreto nas estruturas do tanque de aeração, tanque de contato, sala de sopradores, elevatório de retorno de lodo e decantador secundário.
Com o encerramento dos serviços de concretagem serão iniciados os trabalhos das estruturas elétricas, mecânicas e hidráulicas.
Nova ETE Potecas
A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
Com investimento total de R$ 270 milhões, a nova ETE Potecas terá capacidade para atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta.
Reprodução: Acervo CASAN