Foto: Divulgação/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira, 15 de agosto, o Seminário de Atualização Fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS), em Blumenau, que começou nesta quinta-feira, 14. O encontro reúne 100 fonoaudiólogos que estão sendo orientados e capacitados para atuar no atendimento dos pacientes nas macrorregiões do Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí. Essa ação irá percorrer todo o estado.
“O seminário de atualização vem ao encontro a uma necessidade na área da fonoaudiologia para que possamos discutir importantes temas como a saúde auditiva, o transtorno do espectro do autismo, a estomia respiratória e também outros temas desafiadores e necessários para as melhorias e atualizações das nossas práticas, buscando estratégias inovadoras e também o fortalecimento das políticas públicas. E dessa forma, buscamos a garantia de atendimentos mais humanizados, respeitando as singularidades do sujeito”, explica a fonoaudióloga Sabrina Vieira da Luz, responsável pelos Serviços de Saúde Auditiva.
Os fonoaudiólogos que atendem no SUS estão recebendo uma atualização teórico-prática com uma abordagem de temáticas atuais e relevantes da fonoaudiologia, alinhadas à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina.
Os profissionais atuam na atenção primária à saúde, nos serviços especializados, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), Associação dos Amigos do Autista (AMAs) e nos hospitais da Rede. O seminário é promovido em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Este ano, ainda serão realizadas capacitações para os fonoaudiólogos de outras regiões. Em Joaçaba, ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro; e em Florianópolis, nos dias 21 e 22 de outubro. As inscrições já podem ser realizadas através do site da Escola do Legislativo, no endereço https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/ .
Atuação SUS
O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que atua em todas as fases da vida, envolvendo o processo de amamentação, deglutição, voz, audição e linguagem oral e escrita. No SUS, ele tem um perfil generalista, capaz de atender as demandas da sua comunidade, por meio de medidas de prevenção, atendimentos ambulatoriais e hospitalares. Para que este profissional desenvolva um trabalho baseado nos preceitos do SUS, necessita de atualização constante com o objetivo de melhorias no seu trabalho e direcionamento de ações, tanto no âmbito administrativo quanto na assistência, minimizando os desafios do dia a dia.
Um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD) (PORTARIA GM/MS Nº 1.526, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023) é a formação, qualificação e educação permanente em saúde na perspectiva do modelo biopsicossocial. É também uma oportunidade de aproximação dos profissionais que atuam nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Em Santa Catarina, o fonoaudiólogo atua em todos os serviços da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, bem como compõe as equipes E-multi em muitos municípios do Estado. É o profissional responsável pelas demandas das promoções, prevenções e tratamentos dos distúrbios da comunicação humana.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc