Ícone do site POA SHOW

Agência Minas Gerais | Presídio de Itajubá doa a crianças de Santa Rita do Sapucaí 280 brinquedos confeccionados por presos

A produção e doação de brinquedos não para no Presídio de Itajubá, no Sul do estado. Somente neste mês, 280 brinquedos, entre carrinhos, bonecas, jogos educativos e brinquedos de madeira foram confeccionados e doados para crianças de Santa Rita do Sapucaí, município localizado próximo a Itajubá.  

A última entrega, no dia 15/8, beneficiou crianças em situação de vulnerabilidade econômica e social que frequentam o Projeto Semente. Na ocasião, também foram repostos materiais lúdicos da biblioteca do Fórum Municipal. Todos os itens foram confeccionados pelos projetos Fábrica da Alegria e Boneca de Pano, que contam com a participação média de 15 detentos. 

O diretor-geral do presídio, Marcelo Castro, destaca que a importância das iniciativas vai além da fabricação de brinquedos. Segundo ele, os projetos promovem a ressocialização, oferecem dignidade e propósito aos detentos e, ao mesmo tempo, fortalecem os laços com a comunidade. “Cada brinquedo produzido representa a esperança, a reconstrução de vidas e, principalmente, motivam a alegria das crianças que recebem esse gesto de solidariedade”.  

Ressocialização 

Por mês são produzidos cerca de 120 brinquedos, beneficiando projetos sociais, creches, escolas públicas, grupos de escoteiros e lares de acolhimento infantil de Itajubá e de diversas outras cidades no Sul de Minas. Todos os insumos para a fabricação são obtidos por meio de parcerias locais, doações e reaproveitamento de materiais, entre elas, madeiras e tecidos que seriam descartados. 

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressalta que a ressocialização dos presos é foco constante do Governo de Minas. “O trabalho é uma ferramenta que ensina, que estimula a disciplina, a responsabilidade e oferece uma qualificação real. Um preso ocupado é um preso que está se qualificando, e com muito mais chances de recomeçar sua vida sem reincidir no crime”, avalia. 

Desde sua implantação, em 2022, os dois projetos do presídio já produziram e doaram mais de 5 mil itens. A próxima entrega será em outubro, em comemoração à semana das crianças, e acontecerá durante a Caravana da Alegria, projeto iniciado no ano passado, doando cerca de 1.500 brinquedos para escolas da região, em apenas cinco dias. 

“A doação da Polícia Penal reforça o compromisso das instituições públicas e da sociedade civil em ações que beneficiam a população. Projetos como esse transformam realidades tanto para crianças atendidas quanto para os detentos em processo de ressocialização”, conclui Gilson Silva, diretor regional da 17ª Região Integrada de Segurança Pública. 

Sair da versão mobile