Agência Minas Gerais | Conselho Estadual de Trânsito cria Comissão de Meio Ambiente para promover sustentabilidade no setor viário

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MG), instituiu uma Comissão de Meio Ambiente no âmbito do Conselho para promover políticas e ações voltadas à sustentabilidade no setor de trânsito. A primeira reunião da Comissão foi realizada nessa segunda-feira (1/9), na Cidade Administrativa.

A iniciativa também conta com a participação do Conselho Regional de Biologia – 4ª Região (CRBio). A Comissão terá atuação integrada a órgãos municipais, estaduais e federais e fornecerá subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas ambientais aplicadas ao trânsito.

“A criação da Comissão de Meio Ambiente reflete a crescente preocupação do estado com os impactos do trânsito e do transporte sobre o meio ambiente em Minas Gerais. Para o Cetran-MG, alinhar mobilidade e sustentabilidade é um passo fundamental para reduzir poluição, preservar a biodiversidade e adotar novas tecnologias de baixo impacto no trânsito”, afirma o presidente suplente do Cetran-MG e secretário-adjunto da Seplag-MG, Rodrigo Matias.

Entre as principais atribuições da Comissão estão: propor diretrizes para a redução da emissão de poluentes veiculares; incentivar práticas ligadas à transição energética no transporte; promover campanhas educativas de conscientização ambiental; monitorar os impactos ambientais de políticas de trânsito no estado; estudar estratégias de mitigação de atropelamentos de animais em rodovias; propor medidas de resposta rápida em acidentes com produtos perigosos.

Nesta primeira reunião, foi alinhada a dinâmica de trabalho da Comissão, como desenvolvimento de estudos, protocolos e acompanhamentos junto os órgãos e entidades envolvidos. As reuniões acontecerão bimestralmente e uma proposta de cronograma ainda será apresentada.

“Estamos prontos para trabalhar com assertividade e alcançar os objetivos propostos. A Comissão de Meio Ambiente, no âmbito do Cetran-MG, irá tratar de questões relacionadas à sustentabilidade, à conservação da fauna e da flora, bem como de todos os processos que tenham aderência a esse tema”, afirmou o coordenador da Comissão e conselheiro titular representante do CRBio-4ª Região, Filipe Marcos Horta Nunes.

Participam da comissão órgãos e entidades integrantes do Cetran-MG, com possibilidade de interação com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país, bem como de prefeituras e órgãos municipais de trânsito.

Sem categoria