O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta terça-feira (2), os nomes dos 20 alunos da Rede Municipal de Ensino que vão participar da seletiva da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC). A iniciativa faz parte da parceria firmada entre a Prefeitura da Capital e a instituição, reconhecida internacionalmente pela excelência na formação em dança.
Os estudantes conquistaram a vaga após se destacarem na seletiva municipal, que contou com a participação de 1.400 alunos das escolas públicas da cidade. Durante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, Cícero Lucena disse que o projeto é uma oportunidade única de ampliar horizontes e valorizar talentos artísticos revelados na Rede de Ensino de João Pessoa.
“Dedicamos nossos esforços para construir uma cidade mais justa, humana, solidária e inclusiva. Ter a oportunidade de identificar talentos e, mais do que isso, cultivá-los para transformar o papel da educação e a vida das pessoas, é motivo de grande alegria. Agradecemos a Deus, à nossa equipe e às parcerias que construímos ao longo do tempo, por nos permitirem proporcionar instantes como este, que vislumbram um futuro promissor e de alegria para as famílias”, afirmou o prefeito.
As crianças selecionadas vão viajar para Joinville no próximo mês de outubro. Lá, eles passarão por avaliações médico-fisioterápicas, conduzidas por especialistas, além de avaliações artísticas, de Português e Matemática. No dia 25 de outubro será divulgado o resultado dos aprovados para o próximo ano. Somente os aprovados iniciarão um curso de oito anos. A secretária Municipal de Educação e Cultura, América Castro, detalhou o apoio integral que a Prefeitura garante para as famílias em Santa Catarina.
“A Prefeitura mantém uma residência com manutenção completa. A casa, com quartos adequados, oferece acomodação confortável para os menores. Atualmente, acolhe 15 crianças. A equipe de apoio é composta por adultos, como mães sociais, que acompanham os menores, além de uma estrutura de higienização contratada. Há também acompanhamento de analistas e psicólogos. Conta-se com a parceria da escola, que oferece orientação e acompanhamento. As crianças frequentam um turno na Escola Profissional e outro na escola regular”, explicou a secretária.
Iane Mesquita, mãe de Anne Luiz Mesquita, de oito anos, comemorou a oportunidade que se apresenta para a vida da aluna, estudante da Escola José Eugênio, no Geisel. De acordo com a administradora, um sonho que ficou mais próximo de ser realizado. “Ela sempre demonstrou interesse e aptidão pelo balé. Desde então, comecei a pesquisar e o Bolshoi já era um sonho para mim. Há cinco anos, venho pedindo por essa realização. E hoje, vejo-a se concretizando, um pouco de cada vez, a cada etapa”, celebrou.
Confira a relação das crianças aprovadas para a seletiva da Escola do Teatro Bolshoi:
Anne Liz Mesquita de Araújo – Escola José Eugênio
Arthur Miguel Barbosa de Aguiar – Escola Raimundo Nonato
Breno Kauê dos Santos Pereira – Escola Euclides da Cunha
Catherine Flor de R. Saldanha – Escola D. Marcelo Pinto Cavalheira
Eduardo Francisco da Silva Júnior – Escola Raimundo Nonato
Eloá Vieira da Silva – Escola Pedra do Reino
João Miguel dos Santos – Escola Afonso Pereira
João Pedro Bernardo de O. da Silva – Escola João Gadelha
José Messias G. Morais de Lira – Escola Tércia Bonavides
José Miguel Faustino Guimarães – Escola Luiz Augusto Crispim
Julia Raquelly da Silva Alves – Escola Antenor Navarro
Kaio Dornellas dos Santos – Escola Carlos Neves da Franca
Karolene Gonçalves da Silva – Escola Joacil de Brito
Luzia Vitória Lima de Alencar – Escola Antenor Navarro
Maria Cecília Gouveia Virgínio – Escola Lynaldo Cavalcante
Mikael Douglas Ferreira da Silva – Escola Fernando Milanez
Perola Maria H. Dos S. Fernandes – Escola Luiz Augusto Crispim
Robério Gabriel da Silva Manoel – Escola João Gadelha
Thierry Henry dos Santos Araújo – Escola General Rodrigo Otávio
Yuri Higino Figueiredo – Escola Chico Xavier.