Agência Minas Gerais | Governo de Minas inicia as obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete

O Governo de Minas deu início à retomada das obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, durante a abertura da Expolaf, tradicional festa que está de volta ao calendário cultural da cidade, nessa sexta-feira (3/10).

“Com a retomada das obras, estamos garantindo que a população da região não precise se angustiar por uma vaga de UTI. Esse hospital é a garantia de que cada pessoa tenha acesso ao cuidado que merece. O Governo de Minas está mostrando, mais uma vez, que a vida vem em primeiro lugar e que a saúde da população não pode esperar. O hospital regional vai transformar a saúde local e isso é motivo de muito orgulho para nós”, destacou o secretário.

Desde o início da semana, a empresa de engenharia responsável está preparando o canteiro de obras, com a chegada de materiais e equipamentos. A ação é conduzida pelas secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, celebrou a retomada das obras. “Depois de muito trabalho do Governo de Minas, as máquinas já estão no canteiro de obras, retomando esse hospital tão esperado. Essa é uma conquista importante para Conselheiro Lafaiete e toda a região, que em breve vai contar com uma estrutura moderna para atender a população com mais eficiência e qualidade”.

Com investimento previsto de R$ 33 milhões, o contrato estabelece um prazo máximo de 22 meses para a conclusão das intervenções.

Estrutura

A nova unidade hospitalar deverá beneficiar mais de 800 mil mineiros de 51 cidades da região, com 97 leitos, sendo 77 de enfermaria, para internação adulto e pediátrica, 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo bloco cirúrgico e pronto-atendimento com 20 leitos de observação, além de apoio ao diagnóstico e terapia como tomografia e raio-x.

O hospital, que está sendo construído em uma área de mais de 8,5 mil metros quadrados, na rodovia MG-129, terá serviços de média e alta complexidade, como cirurgia geral, ortopédica, clínica médica, pediatria, entre outros.

“Com mais este hospital, oferecemos mais e melhores condições aos moradores da região de Lafaiete de terem o atendimento mais perto, evitando deslocamentos e descentralizando o tratamento”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Histórico

As obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete começaram em 2010, mas foram suspensas em 2012. Em 2023, o Governo de Minas retomou as intervenções e a empresa contratada, à época, elaborou e revisou parte dos projetos básicos e executivos, além de licenças ambientais, alvarás e autorizações em órgãos competentes.

Em 2025, divergências contratuais levaram ao distrato formal com a empresa, em comum acordo. A assinatura da ordem de início, em agosto deste ano, marcou uma nova fase, com a formalização de contrato que contempla a conclusão dos projetos básicos e executivos de engenharia, além de serviços complementares necessários para finalizar a unidade e prepará-la para operação.

A conclusão do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete é realizada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Concessão

A Secretaria de Saúde publicou, em 23/9, o edital de concorrência nº 38/2025, que marca o início do processo para viabilizar o funcionamento do hospital. O certame prevê a concessão de uso do imóvel público a entidades privadas sem fins lucrativos de caráter filantrópico, cadastradas no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Minas Gerais (Cagef) e aptas a cumprir os requisitos técnicos estabelecidos. A seleção será pelo critério de melhor técnica, em disputa fechada, conforme a Lei Federal nº 14.133/2021, nova lei de licitações.

O processo seguirá as seguintes fases: entrega da documentação e das propostas em envelopes separados até um dia antes da sessão pública; abertura da sessão em 4/11/2025, às 10h, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte; análise da documentação, julgamento da proposta técnica e habilitação da instituição vencedora.

Sem categoria