Organizações de Sorocaba participam de rodada de negócios e treinamento sobre comunicação para projetos socioambientais – Agência de Notícias



14 de outubro de 2025

15:17

Por: Rose Campos

Fotos: Divulgação/Instituto Selo Social

Formação faz parte da etapa final do processo de certificação do Programa Selo Social 2025, do qual o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba é articulador

Saber comunicar de forma clara, eficiente e inspiradora as iniciativas socioambientais que cada organização desenvolve foi o foco do último encontro presencial do Programa Selo Social 2025, realizado nesta semana, no Sebrae Sorocaba. A atividade reuniu representantes de 67 organizações que seguem no processo de certificação da iniciativa, a qual reconhece projetos de impacto social alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Programa Selo Social é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS). As formações têm patrocínio da Aurora Eadi, Sorocaba Park Hotel, Kanjiko do Brasil, Ossel Assistência e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional), além do apoio do Sebrae Sorocaba.

Pitch: como comunicar projetos socioambientais

A formação foi conduzida pela internacionalista e especialista em comunicação e projetos de impacto socioambiental, Thais Schafenberg, que apresentou um treinamento sobre Pitch voltado às iniciativas de impacto social. A ferramenta de comunicação estratégica preparou o grupo para captação de recursos, venda de ideias, apresentações em eventos e atração de investidores.

Durante a dinâmica, foram abordadas as principais competências para a construção de um bom pitch: concisão, persuasão, confiança, engajamento e gestão do tempo. “O Pitch é uma ferramenta essencial para que organizações de impacto social consigam comunicar com clareza suas ideias, inspirar parceiros e, inclusive, ampliar a capacidade de captação de recursos. Ele precisa ser planejado para ser rápido, persuasivo e assertivo e foi baseado nesses pontos que buscamos desenvolver o grupo”, destacou a especialista.

Rodada de Negócios

O encontro também contou uma rodada de negócios, na qual os participantes puderam apresentar seus projetos, trocar experiências, estreitar parcerias e ampliar suas redes de contato. “A atividade cria um ambiente colaborativo que fortalece o ecossistema de impacto social e estimula novas conexões entre empresas, poder público e sociedade civil” complementa Thais.

Na reta final para a certificação

Sorocaba é a cidade brasileira que há mais tempo participa do Programa Selo Social, com formações realizadas ao longo de todo o ano. Para chegar à etapa final, as organizações participantes precisaram cumprir uma série de critérios, incluindo a presença nas formações, acompanhamento de assessorias online e demonstração de impactos sociais internos e externos. Todo o processo é validado por um conselho externo de avaliação, garantindo transparência e credibilidade. A certificação das organizações participantes será realizada em dezembro de 2025.



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