Secretaria de Saúde agenda mais de 400 atendimentos em nefrologia e faz apelo para pacientes não faltarem consulta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai atender, esta semana, mais de 400 pacientes que aguardam por consultas na especialidade de nefrologia. Os atendimentos fazem parte do projeto ‘Nefro em Rede’, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Ao todo, o projeto busca atender cerca de 2,5 mil pessoas que aguardam por esse tipo de assistência na Capital.

A nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, especialmente as que afetam os rins. São atendidos pelo projeto apenas os pacientes previamente agendados, por meio de contato realizado pela equipe da SMS.

Para esta semana estão marcadas 408 consultas, sendo 54 nesta quarta-feira (29), 54 na quinta-feira (30) e mais 300 consultas para o sábado (1). Os atendimentos da quarta e quinta-feira serão realizados na Policlínica Municipal de Jaguaribe, a partir das 13h. Já os atendimentos do sábado estão programados para acontecer no HULW.

Alerta sobre absenteísmo – A ação teve início no dia 22 de outubro e, até o momento, foram realizados 56 atendimentos de um total de 108 agendamentos. Ou seja, 51,8% dos pacientes não compareceram às consultas que estavam marcadas. Diante das faltas registradas, a diretora de Atenção Especializada da SMS, Rochelle Caramuru, reforçou a importância de que os pacientes compareçam às consultas agendadas.

“Durante as ações da última semana, tivemos uma adesão de apenas pouco mais da metade dos usuários. Essa ausência impacta diretamente na organização do serviço, pois as faltas acabam gerando aumento das filas de espera e reduzem o aproveitamento da oferta assistencial que é planejada com tanto cuidado pela equipe”, alertou.

Nefro em Rede – Com o objetivo de zerar a fila de espera para nefrologia, estão sendo realizados mutirões de atendimentos. Os pacientes considerados em classificação de risco como azul e verde estão sendo atendidos nas quartas e quintas-feiras, com agendamento prévio, sempre na Policlínica de Jaguaribe. Os pacientes de classificação de risco vermelha e amarela serão atendidos em três sábados (01/11, 22/11 e 29/11) no Hospital Universitário Lauro Wanderley, também conforme marcação prévia.

Dentro do projeto, o paciente é atendido pelo médico e, caso não tenha exame recente, realiza novos exames e tem consulta de retorno online agendada em até 90 dias, para ajuste de conduta e introdução ou otimização de terapia que impacta na progressão da doença renal crônica. Após as consultas do mutirão, os pacientes que necessitarem seguir em acompanhamento serão inseridos na rede assistencial da SMS.

Sem categoria