Mato Grosso do Sul é o grande vencedor do Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das mais importantes premiações do país na área de fomento à ciência, tecnologia e inovação. A Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) faz a entrega do troféu à Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (12), em Campo Grande.
A conquista reconhece avanços no setor em Mato Grosso do Sul, com ações de popularização da ciência. A entrega oficial já ocorreu, na sede da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e agora o prêmio também será entregue simbolicamente em Mato Grosso do Sul, marcando um momento histórico para a ciência, tecnologia e inovação local.
Entre as ações desenvolvidos nesse sentido, impulsionando a popularização da ciência sul-mato-grossense, está o projeto Mídia e Ciência, que promoveu a cobertura jornalística de pesquisas financiadas pela Fundect, a produção de reportagens especiais e conteúdos multimídia, além de iniciativas de divulgação científica em diferentes plataformas.
Um dos destaques foi o documentário Mulheres na Ciência, que evidenciou trajetórias de pesquisadoras sul-mato-grossenses e ampliou a visibilidade da participação feminina na ciência, contribuindo para consolidar um modelo permanente de comunicação pública da ciência no Estado.
“Esse prêmio simboliza um modelo bem-sucedido de articulação entre universidade, Fundect e Governo do Estado, unidos para tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível à população de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que o Estado conquista esse reconhecimento nacional, e isso marca um novo patamar para a política de ciência, tecnologia e inovação do Estado”, destaca o diretor-presidente da Fundect, Cristiano de Carvalho.
Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, secretaria a qual a Fundect está vinculado, Ricardo Senna destaca o reconhecimento nacional como um consolidador do trabalho desenvolvido regionalmente, além de expressar o quanto ações de fortalecimento da política pública estadual de ciência, tecnologia e inovação vem sendo fundamental.
“O Governo de Mato Grosso do Sul reafirma o compromisso de ampliar investimentos, realizar parcerias estratégicas e ações que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulem os processos inovadores e aproximem ainda mais a comunidade científica da sociedade e do mercado”, afirma Senna.
Solenidade de premiação
A premiação será realizada durante a cerimônia institucional de assinatura da parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no auditório da Semadesc, em Campo Grande. O evento marca a formalização de uma parceria estratégica entre a empresa de base tecnológica Pantabio, a EMBRAPII-UFV Fibras Florestais e os representantes do setor florestal de Mato Grosso do Sul. Tal acordo está voltado à validação científica de tecnologias aplicadas à implantação florestal no Estado.
Instituições de pesquisa, empresas e Governo estão reunidos em torno dessa iniciativa, consolidando uma cooperação alinhada ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e fortalecendo um modelo de inovação aberta que conecta produção científica, desenvolvimento tecnológico e demandas do setor produtivo.
Participam ainda do alinhamento institucional a MS Florestal e a Arauco, ampliando o impacto da parceria na cadeia florestal sul-mato-grossense.
Serviço
EVENTO: cerimônia institucional de assinatura da parceria em PD&I e entrega simbólica do Prêmio Nacional Confap de CT&I
LOCAL: auditório da Semadesc – Campo Grande/MS
DATA E HORÁRIO: 12 de fevereiro de 2026 – 15h
Comunicação Fundect