Em Laguna, evento ocorreu no dia no dia 7 de agosto – Foto: Vinícius Duarte/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atingiu a marca de 6,4 mil profissionais capacitados na área de resíduos sólidos e saúde pública. Na última semana, as atividades ocorreram na área de abrangência da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Tubarão.
O público é especialmente formado por agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. O objetivo é que esses profissionais se tornem multiplicadores das informações sobre o destino adequado dos resíduos sólidos, com foco naqueles sujeitos à logística reversa, e da importância dessa medida para a saúde pública.
Na Codam de Tubarão, foram realizados quatro eventos, nos municípios de Braço do Norte, Laguna, Imbituba e Tubarão. No total, cerca de 780 pessoas compareceram.
Cronograma e meta
O ciclo de capacitações iniciou em outubro de 2024 e já passou por diferentes regiões do estado. A expectativa é atingir cerca de 8,6 mil pessoas até o dia 8 de outubro, quando o cronograma de capacitações se encerra.
Para alcançar essa meta, já foram realizados 44 eventos de capacitação e outros 13 estão programados. Os próximos encontros ocorrerão em Rio do Sul, Criciúma, Mafra e Florianópolis.
Conforme o coordenador do PLD, Cícero Brasil, o apoio das Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente (Codams) e das Gerências Regionais de Saúde da SES têm sido fundamental para reforçar os objetivos do programa e ampliar seus resultados, considerando as particularidades de cada região.
“A disseminação de informação é uma das principais ferramentas para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos”, explica Brasil.
Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 83 mil pneus foram recolhidos, além de 99,5 mil quilos de eletroeletrônicos. Esses números refletem não apenas o volume de materiais coletados, mas também o fortalecimento do senso de pertencimento ambiental e a difusão de boas práticas incentivadas pelo programa.