Emlur faz evento alusivo ao ‘Setembro Amarelo’ para prevenção do suicídio e valorização da vida

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza, nesta quarta-feira (3), um evento em alusão à campanha Setembro Amarelo para discutir a prevenção do suicídio e a valorização da vida. A programação conta com palestra e apresentações culturais. Em 2025, o Centro de Valorização da Vida (CVV) apresenta a campanha Setembro Amarelo com o tema “Conversar pode mudar vidas”.

As atividades começam às 8h com um pit stop nos semáforos próximos à sede da Emlur – localizada na Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados. Haverá distribuição de bolas amarelas e laços de mesma cor para aumentar a adesão à campanha.

A coordenadora do Setor Psicossocial da Emlur, Adriana Guedes, afirma que a realização do evento é uma oportunidade de colocar o tema da prevenção ao suicídio em evidência. “É importante que prestemos atenção nas pessoas ao nosso redor, seja em casa ou no trabalho, para identificar alguma mudança de comportamento que possa sinalizar uma tristeza duradoura. Uma conversa ou uma palavra amiga pode fazer a diferença na saúde mental de alguém”, pontua.

A psicóloga Elza Maria, que trabalho no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Gutemberg Botelho, vai proferir uma palestra sobre saúde mental, no evento. As apresentações culturais serão do grupo de música instrumental do CAPS, do grupo musical da Emlur, Baticumlata, e do grupo teatral Arte do Riso.

A campanha Setembro Amarelo é um movimento que acontece em todo o País, desde 2014, com o objetivo de dar visibilidade à prevenção do suicídio e estimular ações de à valorização da vida. A cor amarela é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Rede de apoio – Na Prefeitura de João Pessoa, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante assistência especializada em saúde mental à população. O atendimento começa na atenção primária, com as Unidades de Saúde da Família (USF), onde é feito o encaminhamento, se necessário, aos demais serviços da rede, como os da Atenção Especializada e Rede de Urgência e Emergência.

Para acolhimento e atendimento de pessoas com depressão, a SMS dispõe do Centro de Referência do Cuidado à Vida, que funciona na Policlínica Municipal de Jaguaribe e atende por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em casos de urgência e emergência psiquiátricas, a SMS disponibiliza atendimento 24 horas no Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM), localizado em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira.

A rede é composta por quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem por demanda espontânea ou encaminhamento das USF. Os CAPS Gutemberg Botelho e Caminhar oferecem cuidados para pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo e persistente. O CAPS Ad David Capistrano atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Já o CAPS Infanto Juvenil Cirandar atende crianças e adolescentes com transtornos psicóticos, neuróticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas.

Sem categoria