Charanga Talismã recebeu o Selo Folia Verde durante seu cortejo em Vila Kosmos, na Zona Norte – DIvulgação Blocos e megablocos do Rio que firmam o compromisso com práticas sustentáveis estão recebendo o Selo Folia Verde no Carnaval 2026. Neste domingo (15/2), a Charanga Talismã ganhou a certificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) durante o seu tradicional cortejo que une música, arte e performance. Com um clima circense e vibrante, o bloco se apresentou na Avenida Meriti, em Vila Kosmos, na Zona Norte, com o tema “União Latino-Americana: me encanta”.
Em seguida, o Divinas Tretas recebeu o selo com a presença da secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula. No Aterro do Flamengo, na Zona Sul, o bloco transforma a rua em palco de diversidade, respeito e afirmação de direitos.
– Neste ano, o Divinas Pretas recebe o Selo Folia Verde, que representa um compromisso com a educação ambiental, mas também com a continuidade de um Rio mais verde, com mais árvores, com todo mundo cuidando dele – destacou a secretária.
Já no sábado de Carnaval (14/2), a certificação foi entregue a quatro blocos, sendo o primeiro deles o lendário Cordão da Bola Preta, que fez seu 107º desfile no Centro do Rio.
– Eu quero reconhecer o papel que o Cordão da Bola Preta tem no fortalecimento dos catadores e catadoras do Carnaval. O Bola Preta ganha o Selo Folia Verde pelo segundo ano consecutivo pelas toneladas recolhidas de resíduos não só coletados, mas reciclados. O Bola Preta tem responsabilidade ambiental, social e cultural – destacou Tainá de Paula, que entregou a certificação ao presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho.
Em seguida foi a vez de o Bloco Exagerado receber o Selo Folia Verde, na Praça Tiradentes, também no Centro do Rio. Levando para as ruas a alegria, a irreverência e os clássicos eternos de Cazuza, do Barão Vermelho à carreira solo, o bloco é conhecido por apresentar releituras que misturam baião, maracatu, samba, funk, ijexá e rock. Também teve homenagem aos 90 anos de Lucinha Araújo, mãe do ídolo da MPB, com o tema “Minha Flor, meu bebê”.
Completando o sábado de Carnaval com reconhecimento merecido, o Bloco Terreirada, na Quinta da Boa Vista, fez a alegria dos foliões reforçando o compromisso com o meio ambiente e uma cidade mais sustentável, assim como o Bloco do Beco do Rato, na Lapa.
Folia Verde
A campanha Folia Verde, conduzida pela SMAC, reforça o compromisso de transformar o Carnaval do Rio em referência de sustentabilidade. Para a edição de 2026, cerca de 450 profissionais estão mobilizados, entre catadores de materiais recicláveis e integrantes do programa Guardiãs das Matas, que reúne lideranças comunitárias femininas. As ações são realizadas nos blocos de rua e também nos desfiles da Marquês de Sapucaí e da Estrada Intendente Magalhães, com foco na redução da geração de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Em 2024, foram coletadas 12 toneladas de resíduos; em 2025, o volume chegou a 40 toneladas.