Passarinhada e plantio de 116 mudas de árvores no RDC marcam encontro do Coaves Kids – Agência de Notícias



18 de junho de 2024

15:57

Por: Mariana Campos

Fotos: Sema

Crianças e seus familiares realizaram, na manhã do último sábado (15), o plantio de 116 mudas de árvores frutíferas no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, durante o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), com o objetivo de ampliar a área verde. Lá, eles também fizeram a tradicional “passarinhada” e tiveram a oportunidade de avistar, a olho nu ou com uso do binóculos, mais de 30 espécies de aves sobrevoando o espaço público.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), a ação de Educação Ambiental encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente, com o intuito de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Acompanhados da equipe de Educação Ambiental da Sema e de integrantes do Coaves, as crianças e seus familiares plantaram mudas de bacupari, grumixama, jaboticaba, amora, pitanga, cabeludinha, cereja-do-mato, gabiroba, araçá-roxo, uvaia e pêssego-do-mato. Essa diversidade de espécie vai ampliar a oferta de alimento e de abrigo para as aves que habitam o local. Para o plantio, a Sema providenciou toda a estrutura necessária no local, como abertura dos berços, transporte e a seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos.

Já na “passarinhada”, meninos e meninas tiveram a oportunidade de avistar as aves que habitam o RDC do córrego Água Vermelha, sua alimentação e papel na dispersão de sementes de algumas destas árvores. Entre elas, eles avistaram garça, biguá, quero-quero, joão-de-barro, lavadeira-mascarada, frango-da-água, irerê e bem-te-vi.

Os encontros do Coaves Kids são realizados mensalmente e têm como intuito reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico. Essa é uma experiência diferenciada e uma oportunidade de conectar as crianças e seus familiares com a biodiversidade existente em nossa cidade.

Mais informações sobre os próximos encontros do Coaves Kids podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99179-2547.

 

Sem categoria